Associado em foco
Ipel: 40 anos de tradição e inovação no mercado brasileiro de tissue
Com mais de 800 colaboradores e produção próxima a 200 toneladas/dia, a Ipel celebra em 2024 suas quatro décadas de atuação no mercado brasileiro. Atualmente, a companhia figura entre as principais produtoras de papel da linha tissue do país – liderando o segmento institucional, voltado ao abastecimento de empresas, eventos e comércios.
A história da IPEL começou com a produção de papéis para embalagem, porém, após alguns anos, migrou para a produção de papéis tissue, descartáveis, como papel toalhas, higiênicos e guardanapos. Esta produção sempre foi focada no segmento de papéis profissionais, mas, a partir de 2015, a empresa também passou a produzir papéis voltados para o uso doméstico, iniciando sua atuação no varejo.
Atuante no mercado com suas marcas e no desenvolvimento de produtos private label, nos segmentos de limpeza profissional e varejo doméstico, a IPEL tem dedicado, nos últimos cinco anos, investimentos em modernização de seu parque fabril.
Para seguir o ritmo de crescimento dos últimos anos, também fez investimentos em inovação, com a ampliação e compra de maquinários. Recentemente, uma nova solução foi implementada na fábrica, aumentando a capacidade de produção de rebobinados para o mercado institucional. Este movimento dá continuidade ao projeto feito em 2020 de compra de novas linhas de interfolhado, vindas da Itália, e que trouxeram uma mudança significativa no padrão dos produtos até então fabricados.
Para manter a relevância e o crescimento contínuo, a Ipel também investiu, nos últimos anos, em governança corporativa. Passou por profissionalização da gestão, há cerca de 10 anos, trazendo para a direção geral da empresa, profissionais do mercado. As famílias societárias assumiram papéis estratégicos no Conselho de Administração, reforçado por conselheiros externos.
A quarta década da companhia também marca o início de um robusto projeto de ESG, com um olhar voltado para todas as frentes de atuação. Um levantamento de todas as oportunidades foi iniciado no último ano, resultando na criação de estratégias que preveem a entrega de ações nos próximos três anos em cada uma das frentes de ESG – sustentabilidade, social e governança.
O projeto traz os pilares estratégicos com a criação e desenvolvimento do Propósito, estruturação da sustentabilidade com foco em ESG além da Jornada da Gente Ipel, que visam garantir a perenidade, a sustentabilidade, a segurança, a transparência, a motivação da equipe, a eficiência e a produtividade da companhia nos próximos anos.