Associado em foco
Bona comemora 25 anos de trajetória no Brasil
A associada Bona acaba de completar 25 anos de atuação no Brasil. A multinacional já tem mais de 100 anos, comemorados em 2019, e está presente em 90 países, tendo sua sede em Malmö, Suécia.
“Quando a Bona chegou aqui foi um marco no mercado de acabamentos para pisos de madeira, uma vez que nossos produtos são à base de água, um avanço tecnológico à época em que o mercado utilizava produtos à base de solventes, altamente tóxicos”, destaca Flavia Felgueiras Alves, diretora de marketing da Bona.
“Nossa crença no bem-estar dos consumidores e dos profissionais que trabalham nesse segmento, além da preocupação com o meio ambiente, fizeram com que ao longo desses 25 anos, conseguíssemos oferecer produtos saudáveis, melhorando a qualidade do ar do ambiente, pela baixíssima emissão de COV”, complementa.
Sustentabilidade no centro dos negócios
De acordo com Flavia, a Bona nasceu pensando no mercado de pisos de madeira, porém a constante busca pelo sustentável, fez com que desenvolvesse um sistema de tratamento, pensando em outros tipos de pisos.
Consolidar uma marca com certificações nacionais e internacionais, aliada à sustentabilidade, foi um grande desafio que valeu a pena ser encarado e que é motivo de orgulho para a empresa. “A procura por produtos ecológicos, não testados em animais e seguros para a saúde, têm crescido significativamente”, afirma Flavia.
Em 2022, a empresa reduziu 11% a produção de lixo, utilizando, inclusive, embalagens com menos plástico. Foram investidos mais de US$ 4 milhões em energia geotérmica, um método de energia renovável onde ela é armazenada no solo e usada para aquecer uma instalação.