Abralimp promove Encontro de Mulheres
A Abralimp promoveu na terça-feira (21) o Encontro de Mulheres na sede da Associação. A ocasião reuniu as lideranças femininas do mercado de limpeza profissional para a troca de experiências e insights sobre como ativar todo o potencial que há dentro de cada uma.
Para entrar no tema, a ocasião teve uma palestra de Renata Arrepia. Com 30 anos de experiência, é graduada em psicologia, Master Coaching, Trainer instrutora certificada por Behavioral Coaching Institute, com especialização em Business Coaching, já tendo formado mais de 6 mil alunos, além de possuir projeto de Coaching de Carreira, aprovado pela Harvard Medical School e o Institute of Coaching.
Fatima Sousa, CEO da FS EDUCA, também realizou uma apresentação. Ela trabalhou por 16 anos no Itaú Unibanco e sete anos na Cushman, sendo responsável por grandes clientes nacionais e multinacionais. É formada em administração, com MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores. Iniciou no setor há mais de 20 anos.
Mulheres na liderança
De acordo com o ranking da Forbes, conceituada revista de negócios, apenas 10% dos cargos de CIOs (Chief Information Officer) são ocupados por mulheres. O que explica essa diferença tão expressiva na representação de homens e mulheres em cargos de liderança?
Segundo Renata Arrepia, não existem diferenças na atuação de líderes, sejam homens ou mulheres, afinal, ambos procuram entregar resultado. “Acredito que a principal diferença está na doçura da mulher, que consegue digerir tudo de forma mais leve. No entanto, todos temos a necessidade de fazer coisas diferentes, buscamos significância, ser vistos e reconhecidos. Todos queremos conexão e amor”, afirma.
Renata destaca ainda que um aprendizado importante na trajetória profissional foi que existe uma falha na comunicação e esse erro pode ser relevante no momento de conquistar o espaço que gostaria. “Muitas vezes, não conseguimos expressar nossos sentimentos e acabamos por desempenhar tarefas que não gostamos. Quando isso acontece, perdermos muita energia, é mais difícil de concluir, de realizar. Já quando atuamos com aquilo que gostamos, somos mais felizes e gastamos pouca energia.”
Renata convidou as participantes a realizarem dois exercícios em duplas: o de escutar uma história (segundo ela, quem ouve tem mais controle e conhecimento sobre determinadas situações) e o de compartilhar amor. A troca entre as duplas foi produtiva e gratificante.
Mentoria para mulheres
De acordo com ambas as palestrantes, ter uma mentoria pode ser um excelente começo para grandes avanços na vida profissional. Essa orientação é fundamental, inclusive, para as mulheres terem um direcionamento em sua carreira e/ou empreendimento.
Na ocasião, Ana Claudia, coordenadora de treinamentos da UniAbralimp, anunciou o lançamento oficial do Programa de Mentoria para Mulheres, voltado para as mulheres que atuam nas empresas associadas à Abralimp, com o intuito de transmitir conhecimento e experiência para possam estar, cada vez mais, em posições de liderança. Quer participar desta oportunidade? Envie e-mail para [email protected].
Ana Claudia também trouxe o cenário da participação feminina em cargos de liderança na limpeza profissional, embasado em dados das 270 empresas associadas à Abralimp. As mulheres representam apenas 33% das profissionais em cargos de gestão. O que demonstra que ainda há bastante espaço para avançar.
Sucesso feminino
Fatima Sousa, fundadora do Grupo Mulheres em Facility Management e Workplace - prestes a completar 12 anos com quase mil mulheres participantes -, contou a sua trajetória profissional.
Ao longo do caminho de sucesso, Fatima sempre teve em mente uma afirmação que levou para todas as ocasiões que pudessem lhe representar um desafio: “o máximo que você pode ouvir é não”.
De acordo com ela, um dos pontos positivos das mulheres no mercado de trabalho é a sororidade, ou seja, a união das mulheres e um sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e companheirismo. “Mulheres poderosas empoderam outras”, destaca.
Por isso, apresentou uma lista de orientações para o sucesso feminino:
- Não julgue em vão
- Peça ajuda
- Ajude
- Conecte-se
- Contratem mulheres
- Mudem o Mindset (mulher ajuda mulheres)
- Incentive as mulheres
- Não se sinta impostora
- Encontre mentoras
- Posicione e escave espaços
- Venda seus resultados
- Não seja mulher maravilha
- Encontre mulheres que realmente pratiquem a irmandade
O encontro foi finalizado com o agradecimento da vice-presidente da Abralimp, Nathalia Ueno, às palestrantes por terem compartilhado um conteúdo tão motivador e com o oferecimento pela Abralimp de um momento de conexões e bate-papo em um café.