Notícias sobre o Mercado | ABRALIMP - Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional

Parceiros

Notícias sobre o Mercado

Estratégias para o futuro dos distribuidores no mercado de higiene e limpeza profissional

Na tarde da quarta-feira (19/10) a Câmara dos Distribuidores de Máquinas, Equipamentos, Descartáveis e Produtos promoveu a palestra "O presente e o futuro dos distribuidores no mercado de higiene e limpeza profissional", ministrada por Ricardo Vacaro, ex-presidente e um dos fundadores da Abralimp e diretor geral da RL Higiene.

Realizada na sede da entidade e com transmissão simultânea, a palestra foi iniciada por Ricardo com o histórico e fatos marcantes na trajetória do segmento de distribuidores, dentro do universo da limpeza profissional.

O evento ocorreu no formato presencial e online com uma rica interação durante o painel. Entre os desafios apontados, está a dificuldade em formar profissionais de vendas capacitados para promover vendas consultivas e vendas técnicas. “O nosso papel, enquanto distribuidores e com o apoio da Abralimp, está em capacitar profissionais para esta venda consultiva para que saibam agregar valor ao cliente”, afirmou Vacaro.

Segundo o palestrante, mais do que vender produto, este profissional precisa promover o valor da limpeza profissional, que garante saúde no ambiente em que é aplicada. “Durante a pandemia, ficou evidente que a limpeza salva vidas e diminuiu o absenteísmo das empresas, entre outros benefícios”, destacou.

Ricardo frisou que “olhando para o futuro, esta é uma das principais competências de um distribuidor, ter o capital intelectual para oferecer ao mercado a solução com maior eficiência e menor custo para os desafios de cada cliente”.

De acordo com ele, a relação entre distribuidores e fabricantes é baseada na confiança, visto que há configurações cada vez mais complexas e híbridas. “Com o avanço da tecnologia, nenhuma indústria está impedida de alcançar o consumidor. Mesmo que não haja a venda direta, os fabricantes estão se relacionando com os consumidores. Por isso, é importante que as empresas tenham clareza sobre seu público, atuação e propósito”.

Outro desafio colocado foi sobre a abertura de mercado. Vacaro apontou que os distribuidores também são responsáveis por abrir novas frentes e ampliar o mercado consumidor. “Precisamos criar narrativas, o storytelling, com abordagens inovadoras, como a da sustentabilidade, para educar o cliente e fazer o mercado evoluir”.

No encerramento, Ricardo Nogueira, presidente da Abralimp, juntamente com João Carlos Moreira da Silva, diretor da câmara de distribuidores, parabenizaram Vacaro pela excelente palestra e o presentearam com uma placa de homenagem personalizada por sua reconhecida atuação e contribuição ao desenvolvimento do setor de limpeza profissional.

Ao final, foi apresentado o curso Inove suas vendas – a ser realizado em 28 de outubro, das 9h às 12h - que a Fundação UniAbralimp ofereceu gratuitamente aos associados da Abralimp como forma de contribuição para a capacitação dos profissionais dessa importante categoria.

 

Compartilhe este conteúdo: