Abralimp participa do lançamento do Instituto Giro
Abralimp participa do lançamento do Instituto Giro
A Abralimp, representada pela coordenadora de conteúdo técnico, Érika Duarte, prestigiou o lançamento do Instituto Giro, que surge com a missão de promover o desenvolvimento da cadeia de reciclagem no Brasil e na América Latina. O evento aconteceu em 22 de setembro.
O Instituto Giro é uma associação privada de âmbito nacional, sem fins lucrativos, com foco no desenvolvimento sustentável e na otimização e ampliação de iniciativas de responsabilidade social corporativa, especialmente voltada à implementação e operacionalização de sistemas de logística reversa de embalagens em geral, segundo explicou Jéssica Doumit, diretora-presidente, na ocasião.
A estratégia trabalhada consiste em modelagem, baseada na comercialização de materiais recicláveis, reutilizáveis ou recuperados, denominado Certificado de Crédito de Reciclagem, conceito instituído recentemente pelo Decreto Federal nº 11.044/2022 - Recicla+.
Conceito este que conecta a demanda legal dos fabricantes, produtores, distribuidores, com a oferta de serviços prestados pelos atores da cadeia da reciclagem como operadores privados, cooperativas, associações de catadores, recicladores e etc, em conformidade com os requisitos legais e normativos tanto municipais e estaduais, quanto federais.
Durante o evento, foi apresentado o histórico dos certificados de reciclagem e as conquistas da eureciclo, “Cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos são produzidas no país por ano e a nossa missão sempre foi elevar as taxas de reciclagem”, destacou Thiago Carvalho, co-fundador e CEO na News Hope Ecotech.
A eureciclo, com quem a Abralimp possui parceria, atua como certificadora parceira do sistema do Giro, apoiando a entrada de associações e sindicatos já parceiros para o Instituto. Já são mais de 36 toneladas de resíduos encaminhados para centrais de triagem e reciclagem homologadas em seis anos da eureciclo.
“O intuito, com o Instituto Giro, é o de fortalecer a segurança jurídica das empresas a nível nacional pela entidade gestora, bem como possibilitar a entrada das empresas associadas no relatório nacional do Recicla+, que será entregue ao Ministério do Meio Ambiente anualmente, de acordo com o Decreto Federal 11.044 de 2022”, explica Érika, da Abralimp.
Para saber mais sobre o Instituto Giro, acesse: https://giro.org.br/.