17 DE SETEMBRO FOI O DIA MUNDIAL DA LIMPEZA
A preocupação com o meio ambiente e o futuro da humanidade é uma questão urgente em todo o globo. E a conscientização sobre o descarte correto de lixo é uma grande necessidade. Por isso, no sábado (17 de setembro), foram realizadas ações em diversos países visando celebrar o Dia Mundial da Limpeza (do inglês, World Clean Up Day) e trazer esse alerta. O movimento une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.
O Dia Mundial da Limpeza se inspirou numa ação coletiva que aconteceu em 2008, na Estônia, país do norte europeu, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país. Apesar de representarem 4% dos moradores, a comunidade concluiu a limpeza em apenas cinco horas. Assim, o Let’s Do It (Vamos Fazer Isso!), tornou-se um marco e uma referência para o mundo. No Brasil, mais de 1,2 mil cidades registraram participação no “grande mutirão” deste ano.
Parceria com o cidadão
Para promover o cuidado com meio ambiente, buscando a apropriação dos espaços públicos pelos munícipes, diversas subprefeituras promoveram ações para revitalizar praças, pontos viciados de descarte irregular de lixo e calçadas, com a colaboração de voluntários.
Uma ação da Secretaria Municipal das Subprefeituras de São Paulo (SMSUB) apoia e participa desta agenda com ações que foram intensificadas desde o último dia 12 de setembro, com o propósito de conscientizar a população, atrair voluntários e mitigar a poluição ambiental. O público pôde se voluntariar para atuar em qualquer região da cidade.
A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) valoriza essa data e estimula a busca por soluções para que a limpeza ganhe cada vez mais espaço na sociedade e parabeniza as empresas associadas pelas iniciativas e participação em ações como essas.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação e Instituto Limpa Brasil