CAMPEONATO DE LIMPADORES DE VIDROS ANUNCIA VENCEDORA
A 27ª Higiexpo, maior feira de negócios da limpeza profissional da América Latina, realizada pela (Abralimp), sediou a etapa final do Campeonato de Limpadores de Vidros, promovido pela Transparência Limpezas e pela Cleartec Brasil Limpezas, com o apoio da entidade.
Após três dias de competição dentro da feira, Gabriella Vitória dos Santos, de 20 anos, foi a grande vencedora. Ela desempenhou a tarefa de limpar três placas de vidro no menor tempo e da forma mais eficiente, entre todos os participantes. A campeã está classificada para o Campeonato Mundial, que acontecerá em janeiro de 2023, em Las Vegas, Estados Unidos e representará o Brasil e toda a categoria de limpadores de vidros do País.
“Representar as mulheres nesta competição e conseguir vencer foi uma realização incrível. Só tenho a agradecer a oportunidade de poder participar”, destaca a vencedora, que trabalha com limpeza de vidros e é de Campo Mourão, interior do Paraná. Ela esteve em São Paulo justamente para a disputa.
O Campeonato de Limpadores de Vidros é inspirado em competições semelhantes realizadas nos Estados Unidos e Europa. “Víamos como funcionavam disputas parecidas fora do Brasil e o engajamento dos limpadores participantes com a profissão. Por isso, tínhamos o desejo de realizar algo semelhante por aqui, transformando em uma tradição para todos os anos”, afirma Wellington de Souza Rocha, diretor fundador do grupo Transparência Limpezas, conhecido como Índio da Transparência.
A competição também visa promover a categoria profissional de limpadores de vidros. “A ideia é valorizar os profissionais que trabalham neste setor e engajá-los nesta iniciativa que reconhece a importância da sua atuação”, destaca Salvator Haim, diretor de Acervo e Memória da Abralimp.
Como funcionou a disputa
O Campeonato de Limpadores de Vidros contou com três folhas de vidro, cada uma com 1,15 metros, que deveriam ser perfeitamente limpas no menor tempo possível. Os participantes tiveram três chances de executar os movimentos para a ação, que precisou ser efetuada rapidamente e da forma mais eficaz. Detalhes no vidro que, porventura, ficassem sem limpeza poderiam fazer o participante perder pontos. Os três primeiros colocados de cada dia (09, 10 e 11 de agosto) se classificaram para a disputa final, promovida no último dia da feira.