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Reunião da Câmara Setorial de Distribuidores da Abralimp contou com palestra exclusiva sobre “A química da distribuição”

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) está retomando as reuniões das Câmaras Setoriais, em formato presencial, importantes encontros para discussão dos mais diversos assuntos de interesse de cada setor da cadeia produtiva, assim como mercado, inovação, legislação, atendimento ao cliente, entre outros. Com a participação ativa dos associados, essas reuniões são fundamentais para a troca de experiências e o desenvolvimento do mercado de limpeza profissional.

Na quarta-feira (18), aconteceu a reunião da Câmara Setorial de Distribuidores da Associação na Abralimp, que contou com a presença do diretor de Desenvolvimento de Mercado da Associação, Matheus Corrêa, para uma palestra exclusiva sobre “Last Mile - A química da distribuição” voltada ao segmento. Ele iniciou a apresentação com um questionamento aos participantes: “O que a sua empresa distribui? Qual a identidade da empresa de vocês?”

Em sua fala, ele chamou a atenção para os quatro grandes momentos da Revolução Industrial, dando destaque para a atualidade, e fazendo uma relação com a história da área de distribuição. “O momento em que vivenciamos chamamos de Indústria 4.0, que basicamente são dados. Você gera dados para o seu cliente final? Você está automatizado para ter dados para fora e para dentro da empresa?” disse.

Para o diretor, um dos pontos fundamentais para a perenidade das empresas de distribuição é ter um planejamento estratégico bem desenhado, embasado em dados, visando o futuro da companhia e o caminho a ser percorrido para chegar aonde almeja. “Muitas empresas sabem onde estão hoje sem olhar para o futuro. Como grandes empresas chegaram aonde estão, sem ter uma estrutura de governança?”, questiona.

Ele lembrou que, durante a pandemia, alguns hábitos básicos de higiene pessoal, como o uso de álcool em gel e lavar as mãos com frequência foram intensificados pela população, que via valor nestas ações para a preservação da saúde. Agora, no entanto, esses hábitos já não são mais tão constantes como nos dois últimos anos. “Esse valor que está se perdendo é o que me preocupa. Agora que o mercado reaqueceu, ele cresceu absurdamente. Precisamos vender valor ao cliente e temos que nos estruturar para isso”, diz.

Valor percebido

O custo da matéria-prima para a produção de produtos químicos de limpeza profissional aumentou de forma exponencial no último ano. Devido a esse cenário em que o preço dos produtos vendidos também subiu, uma das principais metas para o sucesso das vendas realizadas pelos distribuidores de produtos e equipamentos de limpeza seria mostrar ao cliente o “valor percebido”. E, neste sentido, entregar valor seria a melhor resposta para a pergunta feita por ele inicialmente aos participantes sobre o que entregavam ao cliente.

Significa que o comprador precisa perceber os valores entregues, aqueles que estão além do produto em si. Características como qualidade (atributos do produto, confiabilidade, conformidade, atendimento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e o nível de serviço), serviços (respaldo técnico, serviços de entrega e tecnologia) e o atendimento (empatia, cortesia, autenticidade, respeito e conhecimento sobre as informações dos produtos) são fundamentais. “Você vende valor. Um cliente satisfeito, desta forma representa a melhor estratégia de negócios”, resume.

O encontro também teve a participação do presidente da Abralimp, Ricardo Nogueira, que, na ocasião, reforçou a importância do associativismo e da união do setor. Ao final, foi realizado um café da manhã com o intuito de promover networking entre os participantes.

Associado, não deixe de participar das reuniões de câmara setorial da sua categoria. Para saber mais, fale com a gente pelo e-mail: camarassetoriais@abralimp.org.br.

Confira fotos da reunião:

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