Newsletter | ABRALIMP - Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional

Parceiros

Newsletter

ABRALIMP COMEMORA 35 ANOS

Em novembro de 1986, em uma assembleia de fundação no clube Paineiras do Morumbi, em São Paulo (SP), era dado o primeiro passo para o fortalecimento do mercado de Limpeza Profissional, com a criação da Associação dos Distribuidores de Produtos de Higiene e Limpeza (ADPL), atual Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).

Em 2021, a Abralimp celebra 35 anos de existência, com uma trajetória repleta de conquistas para o mercado de limpeza profissional, muitos desafios e um setor cada vez mais fortalecido e valorizado, ao promover a saúde e o bem-estar por meio da limpeza. E marca estes 35 anos com grandiosas iniciativas como a Higiexpo e o Higicon digitais e a inauguração da Fundação UniAbralimp.

Para o presidente da Abralimp, David James Drake, a história da Associação e a condução sábia de todos os que passaram pela entidade, tanto na presidência, diretoria executiva, quanto em outros cargos, somada ao engajamento dos associados e a união com entidades parceiras foram fundamentais para que a Associação chegasse ao patamar atual, em um curso de sucesso.

“É preciso conhecer o passado para trabalhar o presente e construir o futuro. Somente com a estrutura montada ao longo dos 35 anos de existência foi possível ter os pilares para, rapidamente, criar soluções com o desafio da pandemia, gerando conteúdo relevante, grupos de discussão, webinars e manuais com protocolos de limpeza para os diversos setores, entre outras iniciativas. A Abralimp auxiliou não somente o mercado, como também cumpriu o papel de promoção da saúde às pessoas”, afirma.

Para David James Drake, o momento mais marcante da gestão 2020/21 como presidente da entidade foi justamente o início da pandemia, quando foi percebido o valor do associativismo por toda a cadeia produtiva da limpeza profissional. “Eu estava realmente sem norte de como conduzir a Abralimp, mediante tudo que acontecia. Rapidamente, os associados, em conjunto com a Diretoria Executiva e a Denise Cruz, nossa diretora executiva, começaram a ter ideias. Tudo foi colocado rapidamente em prática”, conta.

Como tudo começou

A Abralimp foi criada com o intuito de representar e defender os interesses do mercado de limpeza perante os mais diversos públicos: governo, fornecedores, clientes e sociedade em geral. “Ameaçados de não sobreviver pela imposição do congelamento de preços promovido pelo Plano Cruzado do governo Sarney, em 1986, um grupo de distribuidores de produtos de higiene e limpeza profissional se juntou para mostrar ao governo que a medida inviabilizaria o setor, e também, é claro, para discutir formas de sobrevivência das empresas”, conta Ricardo Vacaro.

“Devemos nos orgulhar muito destes 35 anos e aproveitar este momento especial para renovar as nossas ambições e projetar um futuro ainda mais grandioso, pois a pandemia revelou ao mundo a importância da higiene e limpeza profissional para a prevenção e manutenção da saúde das pessoas. Somos parte da solução. É nosso dever melhoramos como indivíduos, empresas e entidades de classe”, destaca Ricardo Vacaro, um dos fundadores da ADPL e um dos primeiros presidentes da Associação, ocupando essa importante cadeira por sete anos.

Agora, a Abralimp constrói os próximos capítulos desta jornada, após seus 35 anos, e convida a todos os associados a se unirem para os próximos passos. “Tenho certeza de que a Abralimp e a Fundação UniAbralimp continuarão cada vez mais fortalecidas com as novas gerações, representando um importante alicerce para nossos associados e mercado, oferecendo todo o suporte e informações necessários para o desenvolvimento do setor nesta Era de Aceleração”, conclui David James Drake.

Depoimentos de ex-presidentes

Visando celebrar esta importante ocasião em que a Abralimp completa 35 anos, a Associação convidou os ex-presidentes a darem o seu depoimento.

Confira os vídeos nas redes sociais da Abralimp: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Compartilhe este conteúdo: