ASSOCIADO EM FOCO
IPEL COMPLETA 37 ANOS
A associada Ipel, que tem como foco e visão a busca de soluções inovadoras na fabricação de papéis sanitários e descartáveis, na linha institucional e doméstica, completou 37 anos de atuação em 27 de setembro.
Instalada no município catarinense de Indaial, a empresa tem capacidade produtiva superior a 5.000 toneladas/mês e conta, atualmente, com cerca de 600 colaboradores diretos. “A Ipel é vista no mercado como uma fornecedora confiável de um produto de qualidade, critério considerado muito importante para sua perenidade”, afirma Luciano Barbosa, diretor geral da IPEL. “Outro ponto relevante é o lado humano, sendo uma empresa onde o ser humano, de fato, tem relevância e importância. Isso também é um grande legado que justifica seu período de existência”, complementa.
A maior conquista que a IPEL tem a comemorar, em seus 37 anos, segundo a diretora comercial, Luciana Pires Dobuchak, é a certeza de que está sempre se reinventando e buscando alternativas para crescer e se modernizar. “A empresa tem perfil de estar em constante movimento, buscando alternativas e investimentos que possam melhorar o processo fabril, estrutura e a qualidade dos produtos”, destaca.
Confira alguns dos momentos marcantes ao longo da história da empresa:
- Entradas de novas máquinas de papel (destacando os anos de 1986/1996/2008/2014/2019)
- Diversificação, iniciando um novo segmento (varejo/consumo em 2015)
- Conquista da Certificação da ISO 9001
- Certificação no selo FSC, em conjunto com a RL Higiene, sendo o primeiro selo para papéis sanitários da América do Sul.
- Criação do Conselho de Administração, iniciando processo de profissionalização, em 2014/2015.
- No biênio 2018/2019, a IPEL investiu cerca de R$ 90 milhões em estrutura, nova máquina de papel e convertedoras, além da modernização de seu parque fabril.
- No biênio 20/21 estamos colhendo os resultados e maximizando a nossa operação com estes investimentos.
EBEG recebe selo “Empresa Parceira da Natureza”
Por meio de parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, EBEG fará parte de programas de educação ambiental e sustentabilidade.
A associada EBEG, por meio de parceria estabelecida com o IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), passou a utilizar o selo “Empresa Parceira da Natureza”. Em um primeiro momento, ele será aplicado às embalagens dos produtos de marca própria que comercializa: Facilite, Facilita&Pronto e Feel Care. Posteriormente, será incorporado em outras ações da empresa.
A empresa passa a integrar uma força nacional pela sustentabilidade da qual fazem parte players como Medioli Materiais Médicos, Promed Materiais Cirúrgicos, Ensolar, Carmomaq Exceptional Roasters, Vet Medicina Veterinária Avançada, Centro de Criogenia Brasil, Bidweb, ES Logistics, 2mobility - Mobilidade Sustentável, Marj Tintas, Clisol Products, Solalux, Auá Natural, Cerâmica Santa Vitoria, Chlorophylla, Ektus Produtos Saudáveis e Contech Smart Chemistry, entre outros.
Com essa parceria, passa a apoiar programas de educação ambiental e de sustentabilidade desenvolvidos pelo instituto. “Receber o selo ‘Empresa Parceira da Natureza’ é um passo muito importante para nossa organização. Estamos trabalhando na construção deste novo mindset, o que inclui a adesão a uma política de ações que mostre nosso compromisso com a proteção e a preservação do meio ambiente, parte da cultura da empresa e elementos fundamentais para o futuro das marcas no mundo todo”, explica Caio Castro, gerente de Marketing da EBEG.
O selo marca o início das ações de estruturação de processos em busca de se tornar uma empresa ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, ou, em tradução livre do inglês, Ambiental, Social e Governança Corporativa). Um comitê interno, formado por representantes das áreas de Marketing, Recursos Humanos, Logística e Financeiro, foi criado para estudar a aplicabilidade de ações concretas em busca destes objetivos. Temas como coleta seletiva, engenharia reversa, conscientização do processo de descarte de resíduos, exigência de que fornecedores se preocupem e ajam nestes conceitos devem ser discutidos.
Consciência ambiental
O Programa de Educação Ambiental criado pelo IBDN em 2002 visa estimular o contato de pessoas de todas as idades e classes sociais com o meio ambiente e sua diversidade, objetivando a quebra de paradigmas e desenvolvendo uma nova consciência ambiental. Eles visam à formação de uma sociedade mais consciente, que combata o consumismo exagerado, o lixo gerado sem descarte adequado e o aumento descontrolado das emissões de gases de efeito estufa (carbono). Por exemplo, o instituto já distribuiu cerca de 2,5 milhões de cartilhas educativas, atendeu mais de 2.000 escolas e 580 alunos de diversas cidades brasileiras.