Parceiros

Notícias sobre o Mercado

Abralimp contribui com a Prática Recomendada da ABNT para a retomada segura das escolas

Com uma possível retomada de uma parcela das atividades escolares presenciais, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) contribuiu com informações importantes sobre procedimentos de higiene para a Prática Recomendada (ABNT PR 1004-3), apresentada na tarde de ontem (28/01) pelo canal da ABNT no Youtube.

Com auxílio de profissionais da Abralimp e de uma equipe multidisciplinar, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) preparou um protocolo visando garantir mais segurança para as instituições educacionais, diante da pandemia. São orientações e ações que visam um processo de retorno mais seguro das aulas.

A ABNT PR 1004-3 estabelece as medidas necessárias para minimizar os riscos de contaminação e proliferação da Covid-19 nas atividades, incluindo instruções para a preparação do aluno em casa, transporte de ida e volta, recepção na instituição de ensino, modos eficazes de higienização e até mesmo medidas de comunicação e gestão necessárias.

Integrante do Comitê de elaboração da PR, Carlos Mello, diretor de conteúdo técnico da Abralimp, ressaltou durante o evento on-line que essa Prática Recomendada foi pensada visando atender as necessidades de instituições de ensino de todos os portes e características múltiplas no País.  

De acordo com Thiago Lopes, consultor técnico da Abralimp que também integra o Comitê, a PR 1004-3 traz detalhes importantes sobre higiene, detalhando os processos e as ações e entendendo aos desafios das escolas, pais e alunos. “Essa prática recomendada vem de encontro com a necessidade atual de retomada das aulas e entra em detalhes específicos de diversas áreas ajudando, e muito, um segmento que tem pouca informação técnica a respeito de higienização”, destacou.

Entre as medidas Lopes sugere a criação de estações de self cleaning em corredores, salas de aulas e outras áreas comuns com itens necessários para que alunos, professores e funcionários, possam fazer a higienização dos locais que estarão em contato, como a mesa, a carteira, a cadeira, etc. “A higienização num ambiente coletivo é de responsabilidade de todos, uma vez que a geração de resíduos também é de todos”.

A ABNT PR 1004-3 pode ser adquirida na loja virtual www.abntcatalogo.com.br.

Compartilhe este conteúdo: