Newsletter | ABRALIMP - Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional

Parceiros

Newsletter

ENTIDADES PARCEIRAS

Febrac lança Campanha Somos Essenciais.

Conscientes da relevância do trabalho dos empregados das empresas de serviços especializados durante a pandemia da Covid-19, a Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Serviços (FPS) e a Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) lançaram em outubro a campanha Somos Essenciais, que visa valorizar a atuação dos mais de 1,8 milhão de trabalhadores e das 42,5 mil empresas do setor durante a pandemia.

“A exemplo do pessoal das áreas da saúde, da segurança pública, dos transportes e dos segmentos do comércio, como supermercados e farmácias, que continuaram trabalhando para que nada faltasse à sociedade, os serviços especializados de limpeza também são essenciais para o Brasil”, explica o presidente da Febrac, Renato Fortuna.

Segundo ele, os empregados das empresas de serviços especializados têm desempenhado um papel de importância social, na medida em que o seu trabalho tem sido essencial para que várias outras áreas importantes para a sociedade, como a da saúde por exemplo, possam funcionar com toda segurança e sem comprometer o atendimento aos usuários. Ou seja, estão garantindo as condições necessárias ao funcionamento de outros setores e oferecem consultoria e diagnóstico do perfil das empresas para a sugestão de planos de higienização, produtos e equipamentos ideais para cada empreendimento.

Com o slogan “Empresas de serviços especializados – Essenciais para ajudar a reerguer o país e combater a pandemia”, a campanha intitulada “Somos Essenciais” teve início em 20 outubro e segue até o final de novembro.

Segundo dados, consumidores preferem corporações que cuidam do meio ambiente.

Não é novidade que os clientes são os donos do jogo. Com a ascensão da Internet e, consequentemente, dos meios de comunicação, é possível constatar que a experiência proporcionada pelas marcas vai além do produto ou serviço, representando lifestyles e desenhando padrões de consumo.

Nesse sentido, uma exigência está cada vez mais presente: o cuidado com o meio ambiente. A responsabilidade socioambiental deixou, desta forma, de ser um diferencial de mercado, sendo agora encarada pelos consumidores como um dever dentro das corporações, afirma Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu.

E os números comprovam. Segundo pesquisa realizada pela Union+Webster, 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis. Além disso, 70% dizem não se importar em pagar um pouco mais por este atributo.

Cuidado essencial

“Uma empresa tem um compromisso firmado com seus consumidores. Mas isso vai além: corporações precisam agir e mostrar como estão fazendo. É preciso se atualizar e corresponder aos anseios da sociedade”, comenta Rui Monteiro, Presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de São Paulo (SEAC-SP).

O cuidado com o meio ambiente, desta maneira, precisa transparecer em todas as ações: do descarte de resíduos e processos de produção a escolhas inteligentes e que tragam menor impacto ambiental.

Por esse motivo, Monteiro destaca algo que, muitas vezes, pode passar despercebido aos olhos dos clientes: os procedimentos de limpeza. “A limpeza pode ser ‘inimiga do meio ambiente’ em diversos momentos. Não estamos falando apenas do desperdício de água, mas do uso indevido de produtos que podem ser poluentes”, acrescenta.

Apoio especializado

“As empresas sérias de limpeza e conservação estão atentas às boas práticas de limpeza e de proteção ao meio ambiente”, aponta Rui.

Empreendimentos também estão de olho nisso. “Como exemplo, temos os prédios, que exigem certificação Leed de sustentabilidade. Nesses casos, empresas que não se adequam sequer podem participar das concorrências oferecidas”, acentua.

A sustentabilidade é justamente uma das bandeiras levantadas pela Abralimp, que representa toda a cadeia da limpeza profissional no País. Em 2020, inclusive, a Associação anunciou sua filiação ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, reconhecida organização, cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável.

“A adoção de práticas sustentáveis representa um caminho a ser trilhado por empresas dos mais diversos portes, que querem estar engajadas com as causas de toda a comunidade e com o futuro do planeta”, afirma David James Drake, presidente da Abralimp.

Além disso, a Unidade de Formação Profissional da Abralimp (UniAbralimp) conta com capacitações fundamentais para os profissionais e gestores da área de limpeza profissional, para que atuem em consonância com as melhores práticas do mercado e, claro, de maneira sustentável.

Prestadoras de serviços, fabricantes de produtos químicos, máquinas e equipamentos de limpeza e distribuidoras associadas também contam com o Selo Abralimp Membro, que atesta que atuam com ética, transparência e compromisso com a sustentabilidade, assim como os princípios que norteiam a Associação.

Limpeza é saúde

Diante de tantos certificados, selos e novos procedimentos, uma coisa é certa: a limpeza corporativa mudou e é preciso atualizar os conhecimentos para acompanhar a velocidade do mercado e fazer a coisa da maneira mais correta possível. Neste sentido, contar com especialistas é um grande diferencial.

Com intuito de relembrar que ambientes limpos impactam diretamente na produtividade e saúde de todos, a campanha “Limpeza é saúde”, do Seac-SP, atende corporações de todos os segmentos, quando estas corporações contratam uma empresa de limpeza profissional.

As empresas de limpeza que aderem à campanha recebem um Selo de Qualidade que garante a eficácia e preocupação com as pessoas. Saiba mais: https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude

 

Compartilhe este conteúdo: