ASSOCIADO EM FOCO
Limpidus completa 40 anos
A associada Limpidus, rede nacional de serviços de limpeza, acaba de completar 40 anos de existência com motivos para celebrar. Com cobertura em quase todo o território nacional, atende praticamente todas as necessidades de limpeza de uma empresa, de uma pequena sala comercial até grandes áreas industriais.
A empresa começou em 1980, quando o próprio termo terceirização ainda era uma novidade no Brasil e ajudou na disseminação deste conceito no mercado de empresas privadas, área onde sempre atuou.
No final dos anos 80, o discurso de abertura de mercado do candidato Collor e o crescente processo de globalização incentivaram a empresa a enxergar uma nova realidade que se iniciava, um ambiente mais competitivo e de crescente exigência por redução de custos, qualidade e produtividade. Isto abriu caminho para a implantação do modelo de franquias, sendo que a primeira franquia Limpidus foi aberta em 1990.
Com o passar dos anos e a expansão das regiões atendidas, a empresa foi deixando de lado a operação própria e concentrando-se somente na concessão de franquias. Hoje são mais de 200 franquias no Brasil que atendem a mais de 4 mil clientes em todos os estados brasileiros.
Em 2017, a Limpidus iniciou sua expansão internacional e hoje está presente em 10 países, sendo Brasil, USA, México, Panamá, Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Índia e nos próximos meses iniciará suas operações na Austrália, projeto que foi adiado em função da pandemia.
Segundo Fernando Sodré, CEO da Limpidus, a valorização da qualidade dos serviços prestados, utilização de produtos realmente eficazes, protocolos adequados e a preocupação com a saúde de usuários e visitantes passaram a figurar no radar de gestores e lideranças. “Os CEOs em geral estão olhando a limpeza de perto questionando processos e aspectos da limpeza, antes vistos apenas pelos facilities o que está ocasionando uma mudança rápida no mercado e uma grande valorização da atividade de limpeza. Ganhamos em poucos meses uma valorização da limpeza que levaria anos para se conseguir", afirma.
O objetivo principal da limpeza é garantir ambientes saudáveis e seguros para as pessoas. “Todos os segmentos foram atingidos em maior ou menor grau com a pandemia. Porém, no caso das franquias de limpeza em particular, por serem geralmente mais enxutas, possuem maior agilidade e capacidade de adaptação em momentos de crise”, aponta o CEO.