PALAVRA DO PRESIDENTE
Decidimos entrar em 2019 com o pé direito, acompanhando o clima de otimismo deste início de ano, com sinais da retomada de investimentos e confiança na economia. Além disso, temos o ano da Higiexpo e do Higicon e todos nós sabemos bem o quanto estes eventos movimentam o mercado.
O grande encontro está marcado no São Paulo Expo, no início da Rodovia dos Imigrantes, dias 20, 21 e 22 de agosto. O espaço é amplo, moderno e de fácil acesso para melhor receber expositores e visitantes. O desafio é trazer um público qualificado ainda maior do que tivemos nas edições anteriores. E com a dedicação da equipe, parceiros, expositores e associados, com certeza, iremos conseguir.
Outra meta cumprida pela gestão 2018 foi a de entendermos melhor a percepção dos associados sobre a Abralimp e podermos atender suas expectativas. Para fundamentar contratamos uma empresa especializada em pesquisas que ouviu os cerca de 200 associados. Desta amostragem mais de 70% são gerentes ou diretores, portanto, muitos de vocês aqui presentes responderam a pesquisa e agradecemos por sua participação.
Quero compartilhar os resultados. O nível de satisfação dos associados é bastante elevado, ou seja, mais de 78% relatam que estão satisfeitos ou muito satisfeitos. Mas temos muito trabalho ainda a ser feito.
As principais motivações para ingressar na Abralimp são as oportunidades oferecidas pela entidade, tais como a Higiexpo e o Higicon; o ambiente de networking e o acesso a materiais técnicos de referência produzidos pela Abralimp.
Também verificamos o nível de satisfação com a Higiplus. Um total de 78% dos pesquisados afirmam ler a revista e os que dizem não ler, alegam problemas no recebimento ou gostariam de acessá-la por outros meios. Para atender esta expectativa, anunciamos que no final de fevereiro vamos lançar o portal da Higiplus, uma poderosa ferramenta, que poderá ser acessada de qualquer plataforma online, onde quer que o leitor esteja. Com o portal, a Higiplus terá maior abrangência em todo o País, ampliando a visibilidade da Abralimp, do mercado e dos anunciantes. Agradeço o trabalho do diretor de Marketing, Rafael Galea, e ao marketing da Abralimp pela dedicação ao projeto.
Finalmente, perguntamos se os associados se beneficiam da UniAbralimp. De forma bem positiva, pois 55% afirmam ter participado de algum curso ou treinamento. Vamos reforçar a divulgação de que os cursos são gratuitos para os associados e firmamos duas importantes parcerias. Uma com a Facop, por meio de seu presidente, Adonai Arruda; para a realização do curso de Formação de Instrutores de Limpeza. E uma carta de intenções com a Abrafac, assinada pela Abralimp e pelo presidente Thiago Santana, para o desenvolvimento de ações conjuntas com o segmento de facilities.
A ABRALIMP segue 2019 com planos para ampliação dos tempos padrão, novas cartilhas, criação de parcerias e investimento na melhoria do equipamento de transmissão online dos cursos.
Neste sentido, estamos atualizando o Manual de Processos, que também estará disponível em versão digital. Um destaque de 2018, que terá continuidade em 2019 é a Certificação Rótulo Ecológico, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Abralimp está ampliando o acesso dos associados às melhores práticas e a sustentabilidade é uma delas. As empresas do setor que detém essa Certificação demonstram que estão alinhadas à concorrência leal e às melhorias para o mercado, processos e produtividade. Convido os que ainda não conhecem a certificação que peguem informações com a nossa equipe.
Ainda na área de conteúdo técnico, vamos ampliar o Caderno de Tempos dos Procedimentos de Limpeza. Fechamos 2018 com 33 processos mensurados, ou seja, cerca de 60% do Manual de Processos, que, em breve também estará disponível em versão digital.
Outra iniciativa bem sucedida e que vai continuar são os eventos de expansão. Estamos definindo novos eventos fortalecendo o posicionamento da Abralimp como entidade nacional. A proximidade com empresas de outras capitais fez toda a diferença na visão dos participantes.
Não posso deixar de reforçar a importância do Índice de Mercado desenvolvido pela FIA, entidade renomada ligada à Universidade de São Paulo (USP), no levantamento de informações essenciais para a tomada de decisões das empresas participantes. Reiteramos que as informações são sigilosas e a participação dos associados é gratuita. Tivemos o importante apoio do Seac -SP e vamos estender a possibilidade de participação a outras Câmaras, pois no momento temos a participação das Câmaras de Químicos, Máquinas e Equipamentos e Prestadores de Serviços.
Finalmente, agradeço aos diretores da Diretoria Executiva de 2018 pelo apoio, Sandro Haim, que continua na gestão 2019; Danilo Volante e Romilton dos Santos, que tomam posse como Diretor Comercial e como Diretor da HigiExpo, respectivamente.
Anuncio a nova composição formada por mim, na presidência; David Drake, como vice-presidente executivo; Ricardo Nogueira, como vice-presidente Administrativo Financeiro; e Sandro Haim, como vice-presidente de Relações Institucionais.
Paulo Peres
Presidente