ENTIDADES PARCEIRAS
Maior evento sobre o controle de vetores e pragas urbanas da América Latina acontece em agosto, em São Paulo
A ExpoPrag chega à sua 12ª edição em 2018. Realizada a cada dois anos pela Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag), a exposição acontece em um ambiente que alia congresso, feira, cursos técnicos, palestras e debates, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Neste ano, é estimada a visitação de 2.500 pessoas nos três dias de feira, que contará com expositores dos mais variados perfis, fabricantes de produtos, equipamentos, prestadores de serviço, software, conselhos de classes e os principais distribuidores de produtos e equipamentos do setor. A entrada é gratuita.
Já para o congresso é esperada a participação de 600 profissionais, que buscam principalmente informações e conhecimentos sobre as melhores práticas de mercado, aperfeiçoar a prestação de serviços e estabelecer networking com os demais agentes da área. Para incentivar a vinda de participantes latino-americanos, a organização garante o serviço de tradução simultânea e oferece condições especiais ao congresso.
Marcos Gennaro, presidente da Aprag, informa que o espaço da ExpoPrag aumentou mais de 40% em relação à última edição realizada em 2016, na cidade de Campos do Jordão (SP). “Saímos de 3.500 m² para 5.000 m². Com isso, conseguimos ampliar o número de salas para cursos técnicos e também atrair maior número de expositores interessados em apresentar as suas novidades. Hoje somos a segunda maior feira do setor em todo mundo, movimentando grande volume de negócios”, complementa.
Segundo o coordenador da ExpoPrag, Dilceu Scapinello, o evento tem como principal premissa trabalhar a questão da conexão e interatividade entre as pessoas, além de mostrar a importância da gestão para o fortalecimento dos negócios. “Queremos levar conhecimento para o público para que o mercado se torne cada vez mais técnico e que, consequentemente, todos melhorem o nível de eficiência na prestação dos serviços”, argumenta.
Sob o tema “Juntos, Conectando Pessoas, Gestão e Resultados”, o congresso também terá dinâmica diferenciada em relação às edições anteriores. Sérgio Bocalini, vice-presidente executivo da Aprag, explica que os três dias de evento contarão com temáticas totalmente distintas. Para facilitar a participação do público, será disponibilizada a opção de inscrição para cada dia de forma separada.
Já nos cursos técnicos, ao invés de trabalhar a forma tradicional com abordagem em biologia, comportamento e controle integrado de pragas, a opção foi promover a discussão do controle de pragas de forma setorizada. “A intenção é debater o assunto de maneira ampla na indústria farmacêutica, na cadeia produtiva de alimentos e bebidas e também no comércio varejista”, revela Bocalini.
Outro fator positivo da ExpoPrag é a participação, mais uma vez, do Conselho Federal de Biologia. O evento dá continuidade aos encontros com os biólogos envolvidos no controle de vetores e pragas, fomentando a discussão acadêmica entre os pares. Também haverá outros eventos paralelos destinados ao encontro de entomologistas urbanos, aos agentes de saúde pública, bem como espaço reservado para as mulheres.
De maneira geral, a ExpoPrag terá o papel de estimular as empresas a produzir conhecimento e disponibilizá-lo não só para o setor, mas também para a sociedade. “Temos certeza de que o evento será um grande catalisador de conhecimento e negócios para toda cadeia de controle de vetores e pragas urbanas. As expectativas são as melhores possíveis”, finaliza Sérgio Bocalini.
Serviço
12ª ExpoPrag
Data: 29 a 31 de agosto de 2018
Horário da Feira: das 12h às 20h no dia 29/08 e das 10h às 20h nos dias 30 e 31/08.
Horário do Congresso: das 09h às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP.
Informações e inscrições por meio do site: www.expoprag.com.br.
Fórum Pulire América
Você já ouviu falar no conceito de limpeza como valor absoluto? Muito além do significado literal da palavra, limpeza também representa a reflexão do estado social, da condição humana e, numa interpretação alternativa, dos valores morais que determinam o senso de igualdade, justiça e dignidade de todos nós, seres humanos. Nesse sentido, tornar limpo é reorganizar e apoiar um processo de crescimento coletivo consciente que irá nos levar ao bem-estar geral e sustentável a nível mundial.
Com esse conceito, o Forum Pulire America – que pela primeira vez será realizado fora da Europa - chega em Curitiba para proporcionar um evento de gestão empresarial de excelência, apresentando debates inovadores e uma rica experiência em networking para seus participantes.
O evento, na Universidade Positivo, nos dias 09 e 10 de agosto, será realizado pela Facop (Fundação do Asseio e Conservação do Estado do PR) em parceria com a Afidamp (Associação de Fabricantes Italianos de Equipamentos, Máquinas e Produtos para Limpeza Profissional), e com a ISSA (Associação Mundial das Indústrias de Limpeza), com apoio da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional).
Programação
Os dois dias de evento contarão com painéis focados nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, dignidade, qualificação e reputação. “É preciso gerar uma mudança de pensamento no que diz respeito ao conceito de limpeza como valor absoluto a nível mundial. E isso só é possível quando colocamos em pauta todos os conceitos que envolvem a criação desses novos padrões tão importantes para que qualquer empresa tenha sucesso em suas operações e também para que os profissionais dos mais diversos setores reflitam sobre suas práticas e busquem o novo, o diferente”, explica o empresário Adonai Aires de Arruda, diretor presidente e um dos fundadores da Facop.
Além de debates com profissionais renomados da área como Hélio Magalhães (Amcham), Collin Anderson (USA), Ricardo Vacaro (RL Higiene/Allia/Instituo Akatu), Davide Guarini (Itália), Abilio Cepera (Karcher), Norman Arruda (presidente ISAE/FGV), entre outros, o Pulire America ainda será ponto de encontro de grandes empresários e líderes. Também estão confirmadas as participações dos CEOS realizadores do evento John Barret (ISSA/USA), Toni D’Andrea (AFIDAMP/Italia) e Adonai Arruda (Facop/Brasil).
Serviço
Fórum Pulire América
Data: 9 e 10 de agosto de 2018
Local: Teatro Positivo - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, Curitiba
Mais informações em www.forumpulireamerica.com.
Ingressos: Disk Ingressos e BWT Operadora.
Setor de tratamentos de superfície prevê recuperação do mercado em 2018
Em setembro, a ABTS, em parceria com a Cipa Fiera Milano, realiza o 16º Ebrats (Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície), em São Paulo, com objetivo de debater saídas para o setor de tratamentos de superfície que movimenta entre US$ 55 milhões e US$ 65 milhões ao ano em processos, e apresentar as novidades tecnológicas. “Isso desperta maior interesse dos fornecedores, prestadores de serviços relacionados à nossa área, assim como das empresas usuárias, que vão desde fabricantes de parafuso até os de placas de circuito impresso”, afirma o diretor geral da Anion MacDermid e presidente da ABTS, Airi Zanini.
E o interesse pelo Ebrats é grande. Até o momento já foram comercializados 80% dos estandes para empresas dos setores de matéria prima, produtos químicos e equipamentos, sendo que empresas chinesas estarão pela primeira vez na feira.
Zanini afirma que a Anion MacDermid estará na feira com produtos focados na necessidade do mercado, que são qualidade, meio ambiente, custo-benefício e produtividade. “Estamos atentos aos maiores clientes do setor, que são a indústria automobilística e o mercado da construção civil, bastante sustentáveis no que diz respeito a tratamentos de superfície e também oferecem as tendências que precisamos seguir”, explica.
Outro importante player deste setor, a Umicore apresentará uma proposta de logística reversa. “Um dos pilares do negócio é a questão da sustentabilidade. Como nessa área galvânica, onde trabalhamos, é bastante comum processos cianídricos e com metais pesados, buscamos formas de eliminá-los na cadeia, oferecendo soluções para o cliente nas quais ficamos responsáveis pela reciclagem do produto. Ou seja, você vende o produto e garante a reciclagem principalmente dos metais preciosos, um ciclo fechado, onde o meio ambiente não será afetado”, afirma Rubens Carlos Filho, gerente comercial da empresa.
Na avaliação de Douglas de Brito Bandeira, responsável pelo setor de vendas ao cliente da HSO Dicolloy do Brasil, também expositora do Ebrats, diz que o mercado de tratamentos de superfície é impactado sempre que há uma instabilidade na economia. “Nossos principais clientes são a indústria automotiva e a construção civil, que são atingidos em qualquer crise”, lembra. “Mas projetamos uma melhora espontânea nas vendas no próximo período.”
Serviço
16º Ebrats – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície
12ª Fesqua – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes
11ª Feitintas – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos
Horários: de 4ª a 6ª, das 14h às 21h, e no sábado, das 11h às 19h
Data: 12 a 15 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, KM 1.5 – São Paulo (SP)