ASSOCIADO EM FOCO
Associada de Joinville é destaque no “Fantástico”
Com 30 anos recém completados, a Orbenk, de Joinville, associada da Abralimp e especializada na limpeza profissional e serviços técnicos, foi a primeira empresa de Santa Catarina a participar da série “Chefe Secreto”, do programa “Fantástico”, da Rede Globo.
O case da Orbenk, gravado em 2016, foi veiculado em dois episódios, dias 5 e 12 de fevereiro, Para gravação do quadro, Florisvaldo Medeiros, diretor administrativo e de planejamento, infiltrou-se e trabalhou disfarçado entre os seus empregados, observando de perto suas rotinas e identificando processos que possam ser melhorados e aperfeiçoados.
As gravações passaram por quatro cidades catarinenses em que a empresa opera. Atualmente, a Orbenk conta com quase 8 mil funcionários em suas sete unidades de negócios, localizadas em Joinville, Blumenau, Chapecó, Curitiba, Florianópolis, Itajaí e Lages, e com o seu centro de serviços compartilhado (CSC), em Joinville.
Em sua terceira temporada, o programa “Chefe Secreto”, apresentado pelo consultor de carreiras Max Gehringer, reforça a importância do exercício da empatia e diálogo do líder, com os seus funcionários, para saber como eles se sentem e ouvir o que sugerem para a melhoria nos processos da empresa.
Confira os episódios completos pelos links abaixo:
Grupo GTP comemora 90 anos de atuação no mercado
Neste ano o Grupo GTP completa 90 anos de atuação no mercado, reforçando seu pioneirismo na terceirização de serviços no Brasil. A empresa surgiu em 1927, quando o fundador Julio Kuperman trouxe para o país uma novidade chamada “limpeza sob empreitada”.
No início recebeu o nome “Paulista”. O grupo também informa que foi o primeiro a implantar tecnologia nos serviços de limpeza. Trouxe para o Brasil as máquinas lavadoras profissionais, o aspirador de pó (vindo da Dinamarca), máquinas de jato a vapor para lavar fachadas de edifícios e uma resina especial para revestir pisos de madeira. Segundo Patrícia Moura, responsável pela comunicação do grupo, medir a satisfação dos clientes e a eficiência de seus serviços sempre foram peças-chave para o sucesso da empresa.
“Muito antes de se imaginar a existência do computador ou da ISO 9001, nossa primeira empresa criou um rigoroso controle da Qualidade, feito em gráficos desenhados à mão, para medir a satisfação dos clientes e a eficiência de seus serviços”, conta.
Antevendo as tendências do mercado de condomínios residenciais, o grupo também foi um dos primeiros a oferecer a Portaria Segura, serviço de Portaria Virtual que oferece redução de custos de mão de obra de até 60% e atua de forma diferenciada das demais portarias virtuais vigentes.
“Tais melhorias mostram o espírito pioneiro que acompanha o Grupo desde seu início. Sempre buscamos a mudança, investindo em soluções inovadoras, mas respeitando nossa história, que pavimentou nossa trajetória até aqui e que solidifica nosso caminho rumo aos 100 anos”, enfatiza Patrícia.
Limpeza de fachada na década de 1940
Julio Kuperman, fundador da empresa Limpadora Paulista em 1927
Grupo Verzani & Sandrini completa 50 anos
Fundado em 1967, o Grupo Verzani & Sandrini acaba de completar 50 anos de atuação no setor de limpeza profissional.
Sediada em Santo André (SP), a companhia foi fundada com o objetivo de atender uma demanda regional específica por serviços de limpeza e higienização e rapidamente conquistou oportunidades para atuar em diversas regiões, mostrando sua vocação para compreender e atender ao mercado nacional de forma muito mais ampla.
“Ao longo dessas cinco décadas, cada uma dessas empresas traz, em seu DNA, o desenvolvimento de soluções inovadoras e customizadas para o mercado. Hoje a companhia atua em quase todo o território nacional e conta com mais de 33 mil colaboradores alocados em shopping centers, indústrias, empreendimentos comerciais, hospitais, instituições de ensino, entre outros”, explica Marcelo Alves, do departamento de comunicação e marketing do Grupo Verzani & Sandrini.
Desde 2016, com o objetivo de atualizar e alinhar seus processos com o que há de mais moderno no mercado, o grupo vem passando por intensa reestruturação. “Essas transformações reforçam o compromisso do Grupo VS com a inovação, o que, por si só, marca os seus 50 anos de mercado e seu objetivo de manter-se longevo e sempre atual. Entre outras mudanças, a Companhia agora conta com um Conselho Consultivo”, conta.
Entre as principais novidades também está o novo modelo organizacional, em que o grupo VS passou a contar com dois níveis de Diretoria Executiva, além de um Conselho Consultivo, o que conferiu maior sinergia às empresas. “Simultaneamente, trouxe melhor visão estratégica aos líderes responsáveis pela tomada de decisões. Trata-se de uma ampla transformação que certamente se consolidará como mais um importante marco de uma longa e grandiosa trajetória”, finaliza.