Câmara de Fabricantes de Equipamentos da ABRALIMP avança em ações para coleta de dados e presença no setor de food service
Na reunião realizada no dia 3 de junho, a Câmara Setorial de Fabricantes de Equipamentos, Acessórios e Dosadores da ABRALIMP deu novos passos para estruturar uma base de dados robusta e ampliar sua atuação em mercados estratégicos. Com coordenação de Matheus Bertipaglia, diretor da câmara, o encontro online reuniu membros para alinhar prioridades relacionadas à pesquisa de mercado e ao fortalecimento institucional junto ao setor de Food Service.
Entre os temas debatidos, teve destaque o resultado do formulário preenchido pelos membros da câmara com o apontamento dos principais indicadores do setor de equipamentos que o grupo deseja ter dados.
Também esteve em pauta a pesquisa de mercado, cuja versão mais completa foi lançada em 2021 em parceria com a FIA. Outro ponto abordado foi a inexistência de um CNAE específico para o setor de equipamentos de limpeza profissional, o que dificultou uma mensuração precisa e gerou uma participação bastante limitada do segmento no relatório original. Diante disso, a ABRALIMP está em busca de novas parcerias e metodologias para viabilizar uma atualização mais completa, com atenção especial ao recorte de equipamentos e máquinas, também impactados pela falta de CNAEs específicos.
A diretora executiva da ABRALIMP, Patricia Oliveira, apresentou a nova parceria com a Informa, empresa responsável pelas feiras do mercado Food no Brasil. A ABRALIMP agora tem uma coluna no portal Fispal Food Connection, uma das maiores plataformas de conteúdo voltadas ao universo de alimentos e bebidas. A proposta é utilizar esse canal estratégico para aproximar o setor de limpeza e higiene profissional do mercado de alimentos e bebidas, com conteúdos que promovam boas práticas e apresentem soluções para este mercado. Cada câmara setorial poderá contribuir com temas e fontes técnicas.
A reunião foi concluída com o alinhamento de três frentes prioritárias: mapeamento do mercado de equipamentos, apuração mensal de faturamento e geração de conteúdo direcionado ao setor de food service. Um novo encontro será agendado para consolidar o direcionamento dessas iniciativas.