Newsletter | ABRALIMP - Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional

Parceiros

Newsletter

PALAVRA DO PRESIDENTE

Em 17 de setembro foi comemorado o Dia Mundial da Limpeza (do inglês, World Clean Up Day). Considero extremamente importante esse movimento, que une 191 países com diversas ações e milhares de pessoas ao redor do globo para juntos limparem algumas regiões do planeta e refletirem sobre a importância do descarte correto de resíduos para o futuro da humanidade.

No Brasil, já vemos grandes avanços na questão da conscientização. Mais de 1,2 mil cidades aderiram ao Dia Mundial da Limpeza. Governos, profissionais e cidadãos trabalharam unidos e engajados nesta atividade e promoveram a higienização de espaços públicos como praças e calçadas, e a conscientização da população sobre limpeza sustentável e o descarte correto do lixo, o que valoriza ainda mais o nosso setor.

A poluição gerada pelo descarte incorreto de resíduos pode ocasionar em uma série de problemas como o desequilíbrio ecológico e danos à saúde pública. Materiais como o plástico e o vidro demoram centenas e até milhares de anos para se decompor. Alguns elementos chegam a liberar gases tóxicos na atmosfera. Por isso, quero parabenizar, em nome da Abralimp, aos associados que participaram deste grande mutirão de limpeza nos quatro cantos do País, mostrando mais uma vez o grande valor da higienização profissional. Você confere mais sobre essa data nesta newsletter.

Uma grande novidade que quero compartilhar é a “A Carta de São Paulo”, lançada de forma inédita, trazendo importantes instrumentos que podem direcionar as práticas dos profissionais de Facility Management. O documento, que nasceu dos temas abordados no Fórum Internacional de Facility Management, promovido pela Abralimp em agosto, tem base nas apresentações e debates com especialistas de diversos países sobre as tendências, desafios e oportunidades da atividade.

A Carta traz 32 pontos-chave agrupados em seis tópicos (educação, pessoas, locais, processos, normalização e tecnologia), sendo a sustentabilidade um tema de destaque. O Fórum contou com a curadoria do Prof. Dr. Moacyr Eduardo Alves da Graça, da Universidade de São Paulo (USP), e o apoio do professor e consultor Ricardo Crepaldi. A carta foi assinada por onze especialistas: os nove palestrantes internacionais do Fórum e os professores Moacyr da Graça e Crepaldi. Confira a Carta completa nesta News.

Também não deixem de conferir a grade de cursos da Fundação UniAbralimp, repleta de oportunidades para todos os níveis.

Boa leitura!

Ricardo Nogueira

Presidente da Abralimp

Compartilhe este conteúdo: