Abralimp lança pesquisa inédita sobre o mercado de limpeza profissional
A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) acaba de lançar de forma inédita a pesquisa “O mercado de limpeza profissional no Brasil”, elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com Synapse Business Consulting, que traz um retrato do setor de limpeza profissional.
A pesquisa detalha informações como a quantidade de empresas, o faturamento médio, o número de trabalhadores, o perfil de atuação, a localidade e outros dados e características de ampla relevância referentes aos setores de serviços, descartáveis, químicos, distribuidores, máquinas e equipamentos da limpeza profissional. “Essa análise, elaborada de forma ampla, é fundamental para o entendimento do setor, suas especificidades e sua dimensão e era uma demanda do mercado de limpeza profissional”, afirma David James Drake, presidente da Abralimp.
Para chegar aos resultados, foi elaborada com base em informações oficiais do DataSebrae, da Receita Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Abralimp agradece aos participantes e, principalmente, ao empenho de Bruno Galvão, diretor de Dados de Mercado da Abralimp, em sua atuação no auxílio a produção do estudo.
De acordo com os dados, em maio de 2020, o setor de serviços do mercado de limpeza profissional brasileiro, o mais representativo deste segmento, era composto por 38.471 empresas, sendo que a maior parcela estava concentrada no estado de São Paulo, que contabilizava 14.558 empresas (38% do mercado), seguido por Rio Grande do Sul, com 4.160 empresas (11%) e Rio de Janeiro, com 3.693 empresas e 10% do mercado. Ao somar também as microempresas individuais (MEIs), o número de empresas de limpeza profissional que prestam serviços no Brasil salta para 49.838.
Já o segmento de químicos, que contempla empresas que atuam com a fabricação de sabões e detergentes sintéticos e com a produção de produtos de limpeza e polimento, totalizava no mesmo período 6.919 empresas. A categoria distribuidores, por sua vez, que atua na comercialização de produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar, contava com mais de 5,3 mil empresas.