Home
Revista Online
Edições Anteriores
Assinaturas
 
Edição 38 - Direto da Abralimp

Tudo sobre a Higiexpo e Higicon 2005

Tudo sobre a Higiexpo e Higicon 2005

A 16a Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental foi uma grande vitrine para o setor conhecer as principais novidades disponíveis no mercado. A informação fica ainda mais positiva com a expectativa de geração de negócios em torno de US$ 100 milhões, segundo dados da Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza (Abralimp). “Este valor deve ser conquistado, uma vez que muitas negociações iniciadas durante o encontro consolidam-se ao longo do ano”, prevê João Gustavo Hae9nel Filho, presidente da entidade organizadora do evento e que hoje conta com mais de 230 associados.
A Feira, que pelo segundo ano consecutivo acontece no ITM Expo, em São Paulo, foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, reunindo cerca de 10 mil visitantes e 80 expositores, como empresas nacionais e multinacionais especializadas em máquinas, equipamentos, acessórios, produtos químicos, uniformes e papéis descartáveis. Em destaque: a presença dos gestores de facilidades das empresas do setor industrial, hotelaria, instituições financeiras, shopping centers, instituições médico-hospitalares e de outras tantas áreas que utilizam serviços de higiene e limpeza empresariais.
Outro diferencial marcante de 2005 ficou por conta do apoio da Afidamp (Associação dos Fabricantes Italianos e Distribuidores de Equipamentos, Máquinas e Produtos para Limpeza Profissional), maior e mais
representativa entidade do setor na Europa. Fundada em 1981, ela reúne atualmente 170 fabricantes e 80 distribuidores como associados.
Para Toni D’Andrea, diretor da organização, a presença na Higiexpo reflete a possibilidade de fabricantes de fora estarem em contato direto com o mercado brasileiro, promovendo também um intercâmbio de idéias e tendências. “Todos os anos a Pulire [Feira Espanhola para a Limpeza e Higiene Profissional] promove uma coletiva brasileira e o Instituto de Comércio Exterior de São Paulo organiza, junto às empresas brasileiras interessadas, uma viagem para a feira na Europa. Para 2006, o evento está marcado para acontecer entre os dias 8 e 10 de março, em Madri”, conta ele.

Preparação para 2006

Comemorando os bons resultados advindos desta 16a edição, a Abralimp já se prepara para a Higiexpo, marcada para agosto de 2006, que até o fechamento desta edição contabilizava a marca recorde, para o momento, de sete patrocinadores, 40 expositores e 2 mil metros quadrados de área vendida – números que muito tendem a aumentar.
Afinal, é um setor que prospera em termos de quantidade e qualidade, movimentando anualmente recursos da ordem de US$ 3 bilhões, segundo a Abralimp, e em direção à crescente profissionalização e conscientização de sua importância no âmbito nacional. “A Higiexpo é uma feira que representa um país de grandes potencialidades. O importante é mostrar ao Brasil que, igualmente ao cenário já vivido na Europa, a questão da Limpeza e Higiene profissional deve ser vista como uma necessidade básica, uma condição importante para o desenvolvimento de qualquer organização e também para o bem-estar e saúde das pessoas”, ressalta Toni D’Andrea, diretor da Afidamp.

Depoimentos de Alguns expositores

“Este ano marcou nossa primeira participação na Higiexpo. Nosso objetivo inicial era conhecer o perfil da feira e expor nossos produtos, mas também acabamos conseguindo obter muitos contatos com empresas de várias regiões do País. A feira tem um público altamente qualificado e fará parte da lista de eventos em que a Condor estará consolidando sua marca”.

Anderson Gross – coordenador de produto da Condor

“Reafirmar e fechar parcerias, demonstrar a atualização tecnológica, fechar contratos e fazer novos contatos foram os nossos principais objetivos na Higiexpo”.

Ernesto Gehrke –
gerente geral da Certec

“Na Higiexpo pudemos aumentar nossos contatos e lançar nossa linha de tratamento de pisos e de higienização de laticínios e frigoríficos”.

Estanislau Moraes Almeida – gerente de distribuidores -
Regional Sudeste da DetyLine

“A feira foi muito bem organizada, está bonita, alegre e tem se tornado um ponto de encontro do setor. Só nestes três dias nós conseguimos vender 55 enceradeiras, somando R$ 40 mil”.

Arnaldo Betta – diretor de marketing da Johnson Diversey

“A feira foi muito importante, já que conseguimos contatos interessantes de empresas que poderão oferecer ótimas oportunidades de negócios”.

Éderson Merg Carvalho – gerente comercial da Luvex

“Com a Higiexpo muitos fornecedores acabaram conhecendo nossa marca”.

Adriana de Souza – relações públicas da MC Monicar

“Além de participarmos pela terceira vez, a Higiexpo este ano nos proporcionou o encontro com antigos clientes e a concretização de novas parcerias”.

Ana Cristófoli – gerente da Visium Biossegurança

“É a feira mais direcionada do nosso setor; o nosso público-alvo está aqui”.

Roberto Carlos Esperandino – sócio-diretor da Power Cleaning

“A Higiexpo é também um local de encontro de parceiros. Já se tornou comum nossa participação em quase todos os anos”.

Maurício Fiathoski – diretor de marketing da Columbus

“As feiras dos anos anteriores e em especial deste trouxeram um retorno muito significativo para nós”.

Vinicius C. Klein – gerente de marketing da Lagrotta Azzurra

“O logotipo de nossa empresa foi mudado e divulgado na Higiexpo”.

Sueli Goveia – gerente de marketing da Audax

“Nosso stand estava quase sempre lotado, todos estavam querendo saber das novidades”.

Chiara M. Alves – Divisão de Limpeza Profissional da 3M

“Nós fomos para a feira com o objetivo principal de atrair distribuidores e conseguimos entrar em contato com uma diversidade deles”.

Luciana Sado – assistente de marketing da Santher

Destaque Inovação

No rol dos lançamentos (que o leitor poderá conhecer no Painel de Produtos e Serviços, a partir da página 11), o visitante da Higiexpo 2005 pôde ver com destaque algumas inovações, expostas em frente ao stand da Abralimp. São elas: sistema integrado de aplicação de cera (3M do Brasil); lavadora automática na qual o operador é levado em pé por uma plataforma na parte posterior da máquina (Brite Systems); novo dosador/diluidor – acessório utilizado para a diluição de produtos concentrados (Johnson Diversey); sistema de lavagem para locais de difícil acesso, como em volta de máquinas industriais e hidrantes (Sociedade Alfa); e o aplicador de detergente para fibras de limpeza Nabucha (Visium Biossegurança).

Painel de Produtos e Serviços – Higiexpo 2005

Para desinfetar, esterilizar e evitar contato com fungos, vírus e bactérias, a Adhetech lança no mercado a linha KD 100 de desinfetantes hospitalares, voltados para higienizar instrumentos odontológicos e médicos. (19) 2103-0100

A fabricante de lavadoras automáticas de pisos ArtLav mais uma vez inova seus conceitos, a exemplo do novo design atribuído ao modelo da máquina compacta elétrica AL450E, que foi totalmente modificado, visando uma melhor ergonomia e acompanhamento do mercado externo. Segundo a empresa, alguns componentes também foram remodelados, a fim de suprir as necessidades do novo projeto de engenharia, tornando a máquina ainda melhor. (11) 3833-0122

Segundo a Audax, a linha Innovation de tratamento de pisos de alto tráfego recupera superfícies prejudicadas e sem brilho, além de tratar acabamentos acrílicos que suportam o emprego de High Speed e Ultra High Speed, tais como: borracha, mármore e granilite. (11) 3328-3300

A Aurimar acaba de lançar o dispenser de papel toalha EconoMAX, que é acionado por manivela e está disponível em três modelos: branco texturizado, inox e ônix. (11) 6412-7475

Indicado e fabricado pela Becker para a limpeza de pisos de cozinha, shoppings e supermercados, o Beckplater Plus é um produto de alta concentração, ideal para desengordurar áreas de maneira versátil e econômica. (11) 4161-6368

Com formato diferenciado e bordas inovadoras, o Disco Onda da Bettanin Industrial chega ao mercado brasileiro para limpar áreas difíceis de serem alcançadas, permitindo maior aproveitamento por área útil. (51) 3473-9519

O Carro Funcional América da Bralímpia oferece sistema de fixação para utilização de baldes e espremedores, sistema frontal para retirada de sacos de lixo e diversos acessórios para complementar e otimizar os serviços de limpeza profissional. (11) 6525-0073

Primeira lavadora e polidora de plataforma onde o operador fica de pé e tem uma visão completa da área de atuação do equipamento, a Chariot da Brite Systems oferece polimento equivalente ao de máquinas polidoras, limpeza de áreas pequenas ou congestionadas com eficiência e menor esforço do operador. (11) 5044-3838

A Certec oferece conservadora de pisos que utiliza pesos de encaixe, prometendo reduzir custos de produtos químicos consumidos. Além disso, ao tirar os pesos, o equipamento pode ser utilizado como uma enceradeira normal. (11) 3333-8888

A Columbus Brasil traz ao mercado o dispenser para papel toalha PT 2000. A novidade tem abertura para reabastecimento com chave e utiliza papel toalha interfolha para duas ou três dobras. (11) 6014-8200

A Condor acaba de lançar as linhas de vassouras V9 Plus. A empresa promete alta durabilidade do produto e as melhores cerdas identificadas como FLEXFORM, exclusividade da marca. (47) 631-2000

Feita 100% em fibra virgem, a linha de papéis toalhas Fruit, da DalPont, é aromatizada com essências de frutas (laranja, limão, tangerina e maça verde), sendo elaborada com o objetivo de oferecer ao usuário sensação de limpeza e bem-estar. (47) 3028-0501

Os pisos claros de áreas de grande tráfego, como de hospitais, hipermercados, shoppings e universidades podem ser tratados com a novidade da Divisão Domus Chemical. O Clarity Impermeabilizante, segundo a empresa, dá brilho molhado aos pisos, além de ser antiderrapante e de fácil restauração. (11) 6404-8444

A Essenbra acaba de lançar o aplicador de cera Essencar, que controla nivelamento e espalhamento do produto e evita contaminação, uma vez que é aplicado diretamente no piso. (32) 3463-1263

Através de processo de higienização a seco, as limpadoras de escada rolante da Flextil (da Argentina) prometem tirar manchas e poeira. O uso da limpadora é recomendado para shoppings, hotéis, metrô, aeroportos e prédios comerciais. Distribuidor exclusivo: Manli Rio (21) 2275-9298

Especializada em enceradeiras, a FortClean indica para a lavagem e lustre de pisos sua linha de enceradeiras profissionais. Disponíveis em quatro modelos, elas possuem um ano de garantia e todos os acessórios necessários para otimizar o seu funcionamento. (11) 6256-4245

O dosador de DishPro, da Hydro Systems, não utiliza eletrônica e funciona somente através de sistema hidráulico. Possui duas versões: uma para o secante e outra mais completa que permite a dosagem do secante e do detergente. (12) 3933-7707

Segundo a Ingleza, o Impermeabilizante Acabamento Premium possui alto teor de sólidos a fim de proporcionar brilho intenso e resistência ao tráfego, além de ser antiderrapante e de fácil manutenção, possibilitando o uso de enceradeira de alto giro após a secagem do produto para finalizar o trabalho. 0800 703 30 11

A Indaial disponibiliza ao mercado uma nova linha de papéis higiênicos. Totalmente elaborados para atender aos clientes institucionais, o Rolão Indaial e o Interfolhado Indaial (Cai Cai) são feitos de 100% celulose virgem, de alta absorção e com excelente custo-benefício. (47) 330- 6100

Com uma linha completa de acessórios, a Jacto Cleaning apresenta a lavadora de alta pressão Jacto 9800, que pode ser usada por indústrias e produtores rurais. A empresa promete até 2300 Ibs de pressão e vazão de 12 litros/minuto. (14) 3405-2100

Inovando na criação de carros funcionais, a Jofel promete fornecer a seus clientes aproveitamento de todo o espaço do carro, além de rodas giratórias de 360° com trava, bandejas profundas, suportes para panos, dentre outros acessórios. (11) 3334-2232

A Johnson Diversey acaba de lançar o novo sistema de dosagem J-FLEX. A novidade chega em duas versões: uma para enchimento de recipientes e outra para aplicação em spray. Segundo a empresa, elas não exigem manutenção e atuam em diferentes condições de pressão e vazão de água sem que haja variação na diluição do produto. (11) 5681-1323

Novidade no setor, a linha Maxi de lavadoras de alta pressão da Kärcher realiza limpeza pesada em áreas de grande dimensão. O diferencial é o “stop total” que desliga o equipamento quando o manuseio da lavadora é temporariamente interrompido. (19) 3884-9100

Disponível em cores vivas e material resistente, a Luva de Látex da Lagrotta Azurra permite, aos usuários que lidam diretamente com os alimentos, identificar eventuais perdas de pedaços de luva. (11) 5853-3333

O aspirador de pó e líquidos Aspirafort Eco, da Leone, oferece sistema exclusivo de aspiração e de filtro de água, possibilitando a limpeza de diversos ambientes. (11) 3392-6363

A linha Solumax Cleaner, da Luvex, acaba de ganhar mais um produto para higienização do trabalhador. O Super Top promete remover tintas, colas e vernizes, recomendando o uso do produto em oficinas e siderúrgicas. (51) 3337-3799

Especializada em consertos e reformas de máquinas Taski, a Millenium, além de rapidez e garantia quanto ao serviço prestado, disponibiliza ao seu cliente uma máquina enquanto a sua está sendo consertada ou reformada. (11) 3731-5252

Capaz de produzir até 42 fardos por hora, a máquina de papel toalha três dobras da Monicar tem marcador digital, comando eletrônico, suporte de bobina ajustável, além de mesa de chapa zincada com esteira. (11) 6431-1420

A NTI Equipamentos acaba de lançar a CPU NL-801, que automatiza máquinas de lavar industriais, convencionais e extratoras. A aplicação dos produtos químicos é automática, tendo o equipamento capacidade para 15 receitas e controle para todos os motores. (19) 3834-3367

A Oderich acaba de lançar o esfregão 380.2. Fabricado com cerdas plumadas de PET que retêm o shampoo, o produto é ideal para a limpeza de pára-brisas, corredores, containeres, carrocerias, lonas e baús. (51) 3635-1555

Com o objetivo de reforçar a segurança em condomínios, a PAI Serviços de Apoio em parceria com a Deal´s Security lança no mercado dois softwares de controle de acesso, cujos programas são totalmente controlados via web: o Acess (controla entrada e saída de visitantes, veículos, prestadores de serviço e clientes) e o Security (monitora atividades remotas como dados, imagens e sons). (11) 6949-5026

Revolucionando o mercado, a Plax traz a linha de tratamento de pisos resistente a hipoclorito de sódio. É uma cera diferenciada que pode ser aplicada em hospitais, enfermarias e pronto-socorro sem que após a limpeza com a água sanitária o produto seja removido. Segundo a fabricante, o brilho se mantém por até uma semana e a secagem é de aproximadamente 15 minutos. (21) 2776-3008

Indicado para pisos com alto tráfego, o Looking Glass Wax, da Power Cleaning, é um impermeabilizante acrílico restaurável, cuja formulação é composta de polímeros de alta resistência, aliado a um alto percentual de sólidos para completa vedação do piso a ser tratado. O rendimento é de 80 a 100 metros quadrados/litro. (11) 4071-3434

Para aromatizar o ambiente de sua empresa, a Premisse acaba de lançar o Air Space Premisse, que funciona através de um aparelho eletrônico. Para a sua utilização, a empresa também disponibiliza três novas fragrâncias que neutralizam odores. (41) 3377-1873

A Prímula Papéis acaba de lançar a linha nobre de papéis toalha. O Prímula Soft, composto de 100% celulose, é apresentado em duas versões – folha simples e folha dupla. (11) 6441-3099

A Prolim acaba de lançar a linha Toilet Plus de dispensers que promete encher de elegância, sofisticação e praticidade o ambiente sanitário. (12) 3609-7000

Disponíveis em 15, 30, 50 e 100 litros, os sacos para lixo hospitalar da Rava Embalagens prometem correto descarte de resíduos hospitalares, perigosos aos pacientes e equipe médica, protegendo a saúde pública e o meio ambiente. (83) 3048-1315

A Santista Têxtil acaba de lançar a linha Technopolo, especialmente para uniformizar os funcionários do setor de higiene e limpeza, seu tecido não desbota, encolhe ou deforma, além de ter acabamento especial que repele óleo e protege contra agentes químicos, conforme depoimento da fabricante. (11) 3748-0000

Lançado pela Seko, o diluidor PROMIX tem capacidade para diluir até quatro produtos químicos concentrados, mangueira para abastecimento de recipientes de grandes e médias dimensões, além de acessórios, como cestos metálicos para alojar recipientes de produtos químicos para que estes não fiquem no chão. (11) 6606-9878

A varredeira Alfa Twister, da Sociedade Alfa, é o primeiro projeto de varredeira com operador a bordo no Brasil e promete melhorar a execução de serviços de limpeza em grandes estacionamentos, pátios de fábricas e centros de distribuição. (11) 3361-6111

Áreas de difícil acesso, como banheiros, vestiários, hospitais e cozinhas, segundo a Tennant, podem ser limpas três vezes mais rápido através da lavadora e secadora modelo 750. Representação: Consenso (11) 4104-3595

Segundo Vitor Paulo Leal, analista de Marketing da empresa Tenax Brasil, o tira-ferrugem Petrus é ideal para extrair ferrugens superficiais de granitos e mármores sem alterar as cores originais das pedras. Distribuidor exclusivo em SP: Garra Construções (11) 3813-8454

O carro multiuso com opcional 1025 é um produto da Tomki e oferece chave individual para cada porta, com travas internas de aço inoxidável, além de portas em polietileno retomoldados. Os opcionais servem para os carros modelos 1022 / 1023 / 1024 e são vendidos separadamente. (51) 3439-2050

Para otimizar a limpeza de pisos e superfícies lisas, a 3M do Brasil Scotch-Brite acaba de lançar uma linha profissional de produtos concentrados: o Concentrado para limpeza pesada, concentrado neutro e o concentrado multiuso. 0800 13 23 33

O microprocessador Dosimax Plus 100, da Tron Controles Eletrônicos, automatiza o controle de todas as funções de lavadoras de roupas, controla enchimento de água e seus níveis, temperatura e fórmulas de lavagem, etc. (11) 5034-2911

O sistema TudonaNet oferece criação e manutenção de sites que não necessitam de técnico especializado ou designer para administrá-los, além de apresentar custo acessível para qualquer tamanho de empresa. (11) 4748-8209

Dentre outros serviços prestados pela Tufann, destaca-se a venda de peças de diversas marcas como: Kohler, Kawasaki, Robin, Perkins, Echo e Tennant. (11) 6421-3211

Para manter a esponja e o detergente sempre ao alcance das mãos e facilitar a lavagem de louça, a Visium Biossegurança acaba de lançar o Nabucha, prático dispenser de detergente que, ao ser acionado por um botão, libera jatos de detergente direto na esponja, sem desperdícios. (44) 3523-9411

Qualificação, Produtividade e Confiabilidade na Terceirização de Serviços

Paralelamente à Feira, a Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza realizou o 17o Higicon – Congresso do setor, que nesta edição abordou a questão da “Qualificação, Produtividade e Confiabilidade na Terceirização de Serviços”, reunindo aproximadamente 700 pessoas.
“O tema foi escolhido pensando na sustentabilidade do negócio no qual a Abralimp está vinculada, que é limpeza e higiene profissional. Acreditamos que qualificação profissional hoje é uma premissa básica para se obter sucesso no mercado, gerando por conseqüência maior produtividade para o setor, para o cliente e para o empresário”, afirma Arnaldo Betta, membro da Diretoria Executiva da Abralimp, organizador do Higicon e diretor da Unidade Nacional de Formação Profissional – escola da entidade, responsável pela formação e reciclagem de mão-de-obra voltada para o setor.
Para o próximo ano, Arnaldo adianta o interesse da entidade em abordar como assunto principal o valor da tecnologia para o mercado institucional de limpeza e conservação, não deixando, entretanto, a qualificação como quesito igualmente importante. É esperar para conferir! A seguir, veja um resumo das palestras apresentadas no Higicon 2005.

Dia 24 de agosto

A importância da qualificação profissional no cenário mercadológico atual

Lívio Giosa é Administrador de Empresas com especialização em "Business Administration" pela New York University, escritor e articulista de publicações como: Gazeta Mercantil, Valor Econômico e Revista Exame, autor de livros como "Terceirização - Uma abordagem estratégica" e diretor da Fundação Brasileira de Marketing e Associação Brasileira dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil

O que é qualificação profissional? Convidado para discorrer sobre o tema no cenário mercadológico atual, Giosa analisou através de uma viagem pelos últimos trinta anos as tendências de cada uma das épocas, traçou um perfil sobre as modificações que o mercado global vem sofrendo e identificou quais são as necessidades atuais, com destaque para a atualização e o treinamento contínuo. Além disso, foram traçadas também pelo palestrante as expectativas dos gestores e trabalhadores. Segundo ele, as empresas que desejam consolidar-se no mercado e ter sucesso em sua trajetória precisam atentar para as revisões imediatas que a dinâmica mundial exige, bem como adequar seus profissionais e seus equipamentos para tal.

Tendências no mercado de prestação de serviços

Laércio José de Oliveira é formado em Administração de Empresas com especialização em RH e MBA em Gestão Empresarial, presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), vice-presidente da Associação Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (Abrasse), além de ser membro de outras entidades

De acordo com o palestrante, as empresas prestadoras de serviço, hoje pouco mais de 11.200 no Brasil, faturam cerca de R$ 13 bilhões anualmente. Por isso, têm merecido atenção especial do empresariado que luta pelo reconhecimento e melhorias para o setor. Diante do fato de que as empresas terceirizam seus serviços por estratégia, para que sobre maior tempo livre para dedicar exclusivamente a sua área de atuação, o setor de terceirização foi em 1995 o que maior número de trabalhadores recrutou. E para que as expectativas do mercado de prestação de serviço sejam sempre alcançadas, Laércio enfatizou que é necessária a criação de condições para seu crescimento através de descoberta de mercados interna-
cionais, combate de juros via movimento de classe e fundo de aval através de incentivo do Governo Federal. Dentre outras soluções citadas pelo palestrante estão: desonerar a folha de pagamento, aumentar a visibilidade do setor e profissionalizar as ações.

Temas relevantes acerca da Terceirização

Alfredo Fernando Ferreira Figueiredo Filho é formado em Direito pela Universidade Paulista UNIP, atua desde 2003 como consultor e advogado do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem)

Para que as empresas caminhem de maneira saudável, é necessário que seus gestores conheçam as leis e se mantenham dentro delas. Dentro desta premissa e buscando ampliar esses conhecimentos, Alfredo discursou sobre os Temas Relevantes Acerca da Terceirização, cujas explicações foram embasadas na Constituição Federal. Dessa forma, explicou as vantagens da contratação de uma prestadora de serviços, a exemplo de poder se concentrar no seu core business e deixar o tratamento de limpeza para a espe-
cializada no assunto. Alertou ainda sobre o perigo de contratações impensadas ou somente baseadas no preço dos serviços, visto que a contratante pode ser responsabilizada judicialmente caso haja alguma falha ou problema voltado às leis trabalhistas, exemplificando também as diferenças entre a terceirização e o trabalho temporário e sobre a ilegal contratação de estagiários como terceiros.

Dia 25 de agosto

Vencendo em Serviços

Alexandre Kuperman, formado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, teve experiência profissional em consultoria de gestão, sendo hoje diretor do Grupo Treze & Paulista.
O livro "Vencendo em serviços", de Waldemar Schmidt, renomado executivo do setor que já foi CEO da ISS (um dos maiores grupos do mundo em serviços de manutenção de instalações), foi a base das discussões sobre estratégias gerenciais apresentadas por Alexandre. O palestrante exemplificou a evolução de quatro grandes empresas mundiais – Securitas, Group Four Falk, Compass Group e Sodexho – que possuem jornadas de lideranças semelhantes. Todas elas desenvolveram seu foco em modelos de negócios simplificados, obtiveram um alto crescimento orgânico e aquisições programadas, além de apresentarem aumentos nos padrões da indústria e dos trabalhadores. "O maior erro da maioria das empresas é a inexistência de foco. Elas geralmente não sabem onde querem chegar". Diante disso, expôs dá algumas dicas importantes, como a importância de se escolher um jogo e jogar, exercer liderança no âmago, possuir paixão por pessoas e preservar a simplicidade.

O Mercado de Limpeza Institucional no Brasil

Pedro Luiz Paulucci é profissional especializado nas Áreas de Vendas e Marketing, com mais de 25 anos no Mercado Institucional de Limpeza, sócio da Top Marketing Consultores e consultor da Febrac, dentre outras empresas privadas.
O objetivo principal foi apresentar os últimos dados relacionados ao setor de limpeza institucional coletados recentemente pelo Instituto Nazionale per il Comercio Estero. Formada por cerca de 60 companhias entrevistadas (profissionais, fabricantes, distribuidores, assistência técnica, empresas limpadoras e associações em geral), a pesquisa apresentou os seguintes resultados: 80% das empresas limpadoras e 83% da mão-de-obra estão situadas no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil; de 25 a 27% dos tomadores de serviço são empreendimentos que analisam custo/benefício e não contratam limpadoras apenas pelo preço; e de 33 a 35% são empreendimentos que atendem consumidores considerados nível B, ou seja, que gostariam de obter equipamentos de última geração, mas que não possuem renda suficiente. Além disso, o estudo ainda constatou que o setor privado terceiriza 40 a 50% de seus serviços, enquanto que o público apresenta 80 a 90% de terceirizações. O palestrante concluiu apresentando a existência de 11 mil empresas limpadoras no Brasil, que possuem cerca de 1,5 milhão de funcionários e com o perfil de gestores considerados de baixo preparo.

Lucro Real ou Presumido?
Qual a melhor opção para o prestador de serviços?

Richard Alex Domingos é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu, técnico em Contabilidade e em Processamento de Dados, além de sócio-diretor da Confirp Sul Consultoria Contábil e Acionista do Contador 24 horas.
A palestra teve início com a definição das diferenças básicas entre os dois regimes de cálculo. Segundo ele, o Lucro Presumido diferencia-se do Lucro Real pela forma de apuração do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). "Vale a pena as empresas prestadoras de serviço que já operam pelo Lucro Presumido passarem a operar pelo Lucro Real?", perguntou ele já respondendo que o questionamento se deve em razão do artigo que trata do aumento da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) – aprovado pela Câmara dos Deputados – constante da MP 107 e conhecida como mini-reforma tributária. A troca evitaria o aumento de 12% para 32% da base de cálculo da CSLL, mas o palestrante defende o cálculo individualizado de cada empresa que irá depender da comparação resultante entre a margem de lucro efetiva e a margem de lucro presumida.

Dia 26 de agosto

Saúde e Segurança no Trabalho

Natal Léo é coordenador do Departamento Nacional e da Secretaria de Formação das Federações dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes, Fenascon e Femaco, respectivamente, além de membro de outras importantes entidades.
"É comum vermos colaboradores do segmento de asseio e conservação mal equipados e vulneráveis a diversos riscos, sejam eles físicos ou químicos", enfatiza o coordenador da Fenascon ao abordar o tema da saúde e da segurança no trabalho. Dentre os muitos riscos que encontram em suas atividades, o palestrante destacou a exposição contínua a ruídos e às bruscas variações de temperatura e riscos ergonômicos. Conforme Natal, os funcionários sofrem preconceitos de todos os tipos e não contam com infra-estrutura para o seu conforto e higiene adequada, cuja responsabilidade de todas as injustiças e a falta de cuidado com esses trabalhadores ele atribuiu às entidades que representam a classe.
Motivação e Autogestão? Só depende de você!

Renato Basso é jornalista, publicitário e Practioner em Programação Neuro Lingüística. Criador e facilitador do treinamento "Ninguém Motiva Ninguém", é especialista em desenvolvimento humano e coordena e desenvolve atualmente os treinamentos da Unidade Nacional de Formação Profissional da Abralimp

Renato Basso dá um show quando o assunto é treinamento. Considerado um dos melhores palestrantes do último Congresso Higicon (conforme pesquisa realizada entre os participantes), ele utilizou este ano músicas dançantes e o conceito Gung Ho! para falar sobre o tema: Motivação e autogestão: só depende de você. "Com a sociedade baseando-se no ter e não mais no ser, as pessoas perderam a vontade de viver e deixam de enxergar a importância daquilo que fazem, passando a olhar somente os resultados e não os meios utilizados para conseguir o que almejam, de enxergar os próprios erros e oferecer ferramentas para que eles sejam consertados", ressaltou ele dizendo ainda que possuir o dom de resolver problemas é o caminho para o sucesso. "Aqueles que assumem o cargo de gestores devem emitir reflexos positivos para aqueles que conduzem, além de permitir a criatividade dos seus parceiros, delegar poderes e saber que aquele que recebeu a tarefa é capaz de cumpri-la", finaliza.

Marketing Social

Luiz Arnaldo Pipino é médico, cirurgião vascular e cirurgião geral com atividade em vários hospitais de São Paulo. Há 7 anos dirige a Associação Pró-Hope, sendo o seu atual presidente, além de consultor nas áreas do terceiro setor e de medicina de grupo

O médico cirurgião vascular e presidente da Casa Hope, responsável por cuidar de crianças com câncer, apresentou aos presentes alguns números  da instituição, que em 2004 chegou a concretizar 13 mil atendimentos. Atualmente recebe as crianças doentes e seus familiares e, além de dar atendimento em qualquer estágio da doença, ainda oferece moradia, alimentação, vestuário e medicação – um tratamento que tem custos, dependendo assim de parcerias, como a firmada com a Abralimp, que presta gratuitamente serviços de limpeza e conservação. Os interessados em ajudar a Casa Hope e de conhecer de perto os programas "Parceiros para Vida", "Adote um Leito", dentre outros, entrar em contato: (11) 5571-9321.

Outras matérias desta edição
 
 
 
 
Revista Higiplus - [email protected] - Fonefax (11) 3079-2003 - Av. Nove da Julho, 5593 conj 22/23 Jd. Paulista - São Paulo - SP
Desenvolvido por Tudonanet