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Edição 47 - Informe Publicitário

INFORME PUBLICITÁRIO

“Nova "roupagem" para os produtos”

A Odim Ind. Com. Oderich Ltda. completa 75 anos em 2008 e tem boas perspectivas, pois está investindo em uma renovação completa no design dos seus produtos.
A idéia é do empresário Alexandre Oderich, diretor da Odim e a terceira geração da família, que deseja criar uma beleza estética da marca através de capas plásticas nos produtos. À primeira vista, o consumidor poderá ver nessas capas flechas que remetem à reciclagem, lembrando que o produto é feito com plásticos 100% reciclados.

Até o final de 2007 toda a linha de vassouras domésticas estará de cara nova. Para o próximo ano os lançamentos não irão parar, aumentando assim a sua participação no mercado.

A Odim tem uma linha profissional bem ampla e procura criar produtos com uma durabilidade superior. O ano de 2008 será amplamente dedicado a ela, mas sem deixar de lado os investimentos nas linhas: doméstica e 5S. "Sempre tivemos uma preocupação muito grande com o meio ambiente; as matérias-primas recicladas sempre fizeram parte de nossos produtos. A própria história da Odim tem esse cunho sustentável. A empresa foi criada em 1933 para aproveitar a sobra de cabelo suíno da empresa de conservas da família. Outra preocupação é melhorar o ambiente de trabalho, por isso estamos constantemente com pequenas obras", conta Alexandre.

Neste aspecto, a empresa tem promovido grandes resgates históricos. Em São Sebastião do Caí (RS), um dos municípios mais antigos do Estado, ajudou a revitalizar a fachada de alguns prédios antigos, datados de 1918. O reboco foi retirado, dando lugar ao sistema de construção da época. O resultado pode ser visto na valorização da cidade, da sua história. Paralelamente, os projetos sociais também estão constantemente em pauta. "Em 2008 queremos fazer algum projeto que marque a data comemorativa da empresa. Com certeza será um ano em que a Odim vai mostrar o seu diferencial de maneira bem clara!", complementa Alexandre.

“ Só a IDEAL tem o Green PACK Sistemas Ecoeficientes”

Operando há mais de 13 anos no mercado institucional, a Ideal Sistemas de Higiene tem presença marcante quando falamos em soluções completas para higiene e limpeza profissional. E quando digo "completa", quer dizer principalmente a sua preocupação com a sustentabilidade - buscando alternativas tecnológicas mais limpas e matérias-primas menos tóxicas a fim de reduzir o impacto e a degradação ambiental.
Isso significa investir em processos diferentes, que dependem do aperfeiçoamento da mão-de-obra, da substituição de insumos, redução de geração de resíduos e racionalização de consumo de recursos naturais, como água e energia. Ou seja: um pacote de serviços e produtos ecoeficientes, chamado de Green PACK, que só a IDEAL tem!
Com base no Green Cleaning, que considera os aspectos ambientais, sociais e econômicos no negócio, na atividade - o Green Pack é composto por quatro componentes:

  • Produtos - uma linha constituída com produtos de limpeza ecoeficientes, formulados com matérias-primas de origem vegetal (derivados do babaçu, palma, mamona, saponificados e com enzimas naturais), de fontes renováveis, isentos de derivados de petróleo. Inclui avaliação de processos e treinamento;
  • Equipamentos, acessórios e descartáveis ecoeficientes - tais como: diluidores, sistemas profissionais para limpeza e aplicação de produtos, barreira de contenção, sacos e coletores para coleta seletiva de lixo, papel toalha, papel higiênico, copos, guardanapos, etc.;
  • Educação Ambiental - Princípios Básicos, Coleta Seletiva e Uso Racional de Água. Os três módulos de treinamento especificados acima são ministrados por gestores ambientais para a equipe de limpeza;
  • Concluído o processo a empresa está qualificada a receber o Eco Selo.


“Postura Empreendedora e Responsável”

O movimento responsável sempre fez parte do cotidiano da Makroquímica. Tradicional no ramo químico, em atividade desde 1983, a empresa atua na revenda de matérias-primas e "commodities", sendo revendedora e distribuidora de renomados fabricantes nacionais e multinacionais. Há tempos vem pesquisando e desenvolvendo soluções para o mercado institucional no que tange lavanderias, pisos, cozinhas, laticínios, frigoríficos, piscinas e automotivo.

Seu conceito de empresa-cidadã já começa pela sua missão: de adquirir e fornecer produtos e serviços de qualidade e, promover o desenvolvimento na região, respeitando o ecossistema e a comunidade.

Paralelamente, promove a conscientização dos funcionários sobre o tema através de treinamentos, palestras e atividades de motivação com freqüência de cada dois meses, sem prazo de término. A conscientização quanto ao uso racional da água é um dos exemplos. A Makroquímica tem o objetivo permanente de reduzir a utilização de água e energia na confecção de produtos.

Os resultados são os produtos de qualidade que produz, com total satisfação do cliente - tudo pautado por processos de melhoria contínua, seja em fabricação, serviços e transporte. Eis alguns requisitos perseguidos pela Makroquímica: treinamento profissional; pontualidade; produtividade; redução de desperdício; meio ambiente; saúde; segurança - desde o relacionamento com o fornecedor, funcionário até o cliente final e a comunidade. Trata-se de um compromisso desta empresa cidadã por natureza!


“Trabalhando pela melhoria contínua”

A Briosol, empresa atuante há 30 anos no mercado, se dedica ao desenvolvimento, produção e comercialização de soluções integradas de higiene e limpeza profissional.
Para 2008, a empresa lançará inúmeros produtos, ampliando os setores de sua atuação. Outro objetivo é conquistar o Selo ISO 9001 de Qualidade.

A empresa atende o país inteiro e pretende ampliar ainda mais sua rede de negócios, atendendo à demanda e necessidade do mercado. A Briosol possui uma linha completa de produtos em seu segmento, como removedores, seladores, impermeabilizantes acrílicos, ceras lustráveis, linha de concentrados, tratamento de móveis, neutralizador de odores, desinfetantes, detergentes e sabonetes, etc.
A questão ambiental é de grande importância para a Briosol, que possui diversos processos voltados aos cuidados ambientais, como: Estação de Tratamento de Efluentes Industriais, coleta seletiva, programas de conscientização junto à comunidade, entre outros. Além disso, todos os produtos são fabricados de acordo com a legislação vigente, devidamente registrados e notificados.

Um exemplo prático da preocupação ambiental é o desenvolvimento de uma nova fórmula para o Lustra Móveis Briosol, que buscou alternativas ecologicamente viáveis substituindo o uso de solventes.
O diferencial competitivo da empresa está no processo de melhoria contínua, tecnologia, inovação e orientação ao cliente. A Briosol possui uma Escola de Capacitação Profissional em Limpeza dentro das dependências da unidade fabril, que é uma referência no setor.

“Certec - certeza de economia com ecologia”

A Indústria de Enceradeiras Certec Ltda., sempre preocupada com seus clientes, tem se utilizado de métodos diversificados para atendê-los, haja vista que a realidade de cada um deve ser respeitada. Com esta idéia de avaliar a realidade de cada cliente, e direcionando uma atenção especial para escolas, investimos na participação da Feira Saber 2007, realizada no ITM EXPO, em setembro de 2007.

Além de realizarmos um atendimento especial aos estabelecimentos de ensino, temos um público muito interessado em mudanças, já que a limpeza profissional requer uma reeducação de seus envolvidos e este público já possui este perfil, o que facilita em muito as mudanças a serem realizadas. Possuímos profissionais altamente qualificados que, além de toda a orientação técnica em relação a equipamentos, acessórios e produtos a serem utilizados em cada estabelecimento, efetua treinamento de todos os envolvidos no setor de limpeza e higienização, sem nenhum custo adicional. Lembramos que a limpeza profissional já se utiliza de métodos ecologicamente corretos desde sua vinda para o Brasil, pois além de seus produtos serem biodegradáveis, a utilização de nosso bem maior, a ÁGUA, é feita de maneira criteriosa e bem reduzida com relação aos sistemas convencionais de limpeza. Temos hoje no mercado equipamentos que realizam higienização em um ambiente de 100m2, utilizando-se de apenas 500ml de água. Hoje todos os equipamentos projetados para limpeza profissional levam em consideração baixos consumos energéticos. E este problema de escassez energético em nosso planeta deve ter sempre alta relevância, inclusive em desenvolvimento de nossos novos fornecedores. Dúvidas e orientação técnica consulte nosso site.

“Esteja preparado para vazamentos de produtos químicos e derivados de petróleo!”


Todos sabem da importância da limpeza e organização em uma empresa, seja pela aparência, segurança e/ou aumento de produtividade.
Hoje contamos com produtos químicos com tenso ativos altamente biodegradáveis e equipamentos especializados. Contudo, devemos nos preocupar com o meio ambiente, pois é comum vazamentos e derrames de óleos e produtos químicos em áreas de produção.

Normalmente, lavam-se estas áreas e mesmo com produtos biodegradáveis acaba-se "arrastando" materiais poluentes para os efluentes em desacordo ao CONAMA 357.
Nos últimos anos, vem crescendo o uso de absorventes industriais em substituição à serragem, areia, estopa e panos. Estes materiais proporcionam uma série de vantagens, tais como: rapidez e alto poder de absorção, chegando a absorverem determinados produtos, até 15 vezes o seu peso. São reutilizáveis, ocupam espaço reduzido tanto na armazenagem, quanto no descarte.
Estes produtos são para várias aplicações, tais como absorver óleos na água, produtos agressivos e produtos químicos em geral. No formato de mantas, barreiras, rolos e kits de emergência. Até no descarte se tornam benéficos, pois o resíduo é muito menor, sendo o custo do descarte mais econômico.

Os absorvedores são disponibilizados em diversas versões e também no formato de kits de 25, 50, 100 ou 200 litros. Cada um é desenvolvido para atender às necessidades específicas de clientes, já incluindo os EPIs necessários para o trabalhador.

A capacidade média de absorção das mantas é de 1,5 litros e das barreiras de 3" x 1,20m; a capacidade média de absorção é de 6 litros. Estes materiais podem ser utilizados mais que uma vez, evitando assim resíduos em excesso.

Leone Equipamentos Automotivos Ltda.


“Wap: Trabalhando duro e consolidando um sonho”


Uma empresa que sabe aliar pioneirismo, avanço tecnológico e capacidade de compreender e entender as reais necessidades de seus clientes. Esta é a Wap. Atrás de cada produto existe uma história feita de anos e dedicação, pois em tudo que a Wap cria está incorporada a vontade de servir, de ser útil à vida das pessoas, oferecendo sempre mais e melhor.
Hoje, depois da Wap, todo mundo pode ter em casa, lavadoras de alta pressão. Mas nem sempre foi assim. Elas eram máquinas grandes e pesadas, de uso restrito a algumas empresas especializadas. Foi apenas em 1957, por obra e genialidade de Guido Oberdorfer, fundador da Wap Reinigungssysteme Gmbh., em Bellenberg, na Alemanha, que passaram a ser práticos e leves os aparelhos de limpeza, ao alcance de qualquer pessoa ou empresa. Como não poderia deixar de ser, essa novidade despertou o interesse também do público brasileiro.
Em Curitiba, no ano de 1975, com a fundação da Wap Equipamentos Industriais Ltda., deu-se início à produção local de uma gama completa de lavadoras de alta pressão e, mais tarde, de aspiradores de pó, sólidos e líquidos de aplicação doméstica, comercial e industrial. O sucesso foi tamanho que, em nosso país, a palavra Wap passou a ser denominação de todas as lavadoras, colocando a empresa no seleto grupo de marcas que viraram sinônimos de produtos.
Em janeiro de 2006, a marca incorporou-se à empresa FRESNOMAQ INDÚSTRIA DE MÁQUINAS LTDA., do Grupo Montana, de São José dos Pinhais, Paraná. Com capital 100% nacional, o grupo foi fundado em 1996, possui 17 mil metros quadrados de área construída e gera 441 empregos diretos.

Grupo Montana
A força presente que garante um grande futuro

O maior interesse dessa união de sucesso foi o amor à qualidade. Uma sintonia que aproximou, naturalmente, o Grupo Montana da marca Wap. Fato este que possibilita à Wap não só o fortalecimento da imagem, mas também um salto em direção a novas conquistas. Principalmente porque chegou para somar forças com as empresas Freso Brinquedos, Tratores Landini e Montana Pulverizadores. Empresas que, como ela, são apaixonadas pelo que fazem e cuja maior satisfação é ver clientes felizes.

Preparando o futuro
Após um ano de incorporação ao Grupo Montana, e com um plano de negócios que objetiva dobrar o faturamento a partir de 2008, com a ampliação e diversificação da linha de produtos, a Wap está investindo na ampliação e construção de uma nova fábrica com 4.500 metros quadrados de área construída, para dar suporte a este crescimento.
 A Wap está presente nos varejistas de grande superfí


“Newell Rubbermaid: 2008, o ano da consolidação”


A Newell Rubbermaid, fabricante dos produtos das marcas Rubbermaid e Tomki, encontra-se em produtiva harmonia com o cenário econômico brasileiro em geral e com a atualidade do mercado de higiene e limpeza em particular.
O país experimenta um ambiente saudável para os negócios e, embora o crescimento pareça tímido em números, os indicadores econômicos estão estáveis, cresce a confiança dos players no país e é evidente a preocupação com o respeito às regras. Estes sinais são estimulantes tanto para a Newell Rubbermaid como demais empresas interessadas no Brasil.
Além disso, com a estabilidade da economia e o aumento da oferta de crédito, o consumo se aquece cada dia mais. E nada indica que este cenário irá mudar em 2008 ou nos próximos anos. Por isso, o momento é excelente para companhias que pretendem atuar com seriedade e competência, como é o caso da Newell Rubbermaid.
Quando abordamos o setor de higiene e limpeza, as perspectivas são ainda melhores. Inicialmente é uma área que está crescendo em ritmo mais acelerado que a economia e ainda oferece enorme potencial. Mas, o mais importante é a profissionalização por que passa o segmento. A valorização de produtos de qualidade e adequados para cada atividade beneficia o mercado como um todo e as empresas diferenciadas em particular.
“Por tudo isso, 2008 vai oferecer as condições ideais para a Newell Rubbermaid se consolidar no mercado brasileiro. Nossos produtos têm qualidade superior e seu desenvolvimento é orientado pelas necessidades dos consumidores. Voltados para a aplicação corporativa, os equipamentos atendem às atuais exigências por eficiência e custo-benefício. Estamos certos que essas características terão demanda crescente nos próximos e a Newell Rubbermaid será a principal fornecedora destes clientes qualificados e exigentes”, reforça


“Parceiros, Amigos e Colaboradores”

Mais um ano de desafios, de projetos concretizados e grandes realizações. Principalmente porque em 2007 a Power Cleaning comemorou 10 anos de existência.

Uma década de história, de comprometimento com o público direto e indireto, com os fornecedores, com os parceiros que nos ajudam todos os dias a desempenhar um papel sério, de responsabilidade social e ambiental. Estamos fazendo a diferença para esta e as futuras gerações.

Renovando nossas metas para 2008, continuaremos a focar o mais alto padrão de excelência nos produtos que oferecemos.

Na verdade não simplesmente a tarefa de produzir e comercializar soluções para tratamento de pisos e limpeza profissional, mas principalmente de levar para a vida das pessoas e organizações mais qualidade e mais bem-estar.

FELIZ NATAL E UM ÓTIMO ANO NOVO!

Esperamos poder trilhar esta próxima caminhada novamente juntos!

É o que desejamos.

Equipe Power Cleaning


“Garantia de limpeza e qualidade”

O conceito de planeta sustentável nunca esteve tão em voga. Hoje, mais do que serviços de qualidade, os clientes buscam empresas atentas à preservação do meio ambiente. Para atender esse consumidor cada vez mais consciente surgiu há quatro anos a Ecosystem, empresa que já traz no nome a preocupação com a conservação da natureza.

Um dos seus grandes diferenciais frente à concorrência: a qualidade de seus produtos, que - além de economicamente rentáveis - não são nocivos à saúde. A linha, 99% biodegradável, é isenta de solventes, toxinas e ativos que provocam problemas dermatológicos. "Esse é um dos nossos principais motes: fornecer serviços que não causam impacto ao cliente nem ao meio ambiente", afirma o sócio-diretor, Ubirajara Tenório Dias.

Atuando nas divisões de hotéis, indústrias, food service e hospitais, a Ecosystem destaca-se ainda nas principais instituições de ensino de São Paulo. Além de disponibilizar papéis sanitários, equipamentos e acessórios para limpeza profissional, oferece serviços exclusivos agregados à venda. Entre eles estão análise do local (a fim de erradicar processos improdutivos), treinamento e conscientização de funcionários e plano de ação para aumentar a eficiência do serviço sem onerar custos adicionais.

Graças a excelência de seu trabalho, a empresa coleciona histórias de sucesso, como é o caso do Colégio Santa Maria, em São Paulo. "No passado nossa limpeza era doméstica, o que gerava custos altíssimos. A partir da parceria com a Ecosystem, nossa mão-de-obra foi aprimorada; trocamos equipamentos e adquirimos produtos profissionais. Hoje os resultados são visíveis. Os processos estão mais ágeis e houve valorização do nosso patrimônio", declara Maria Dulce dos Santos Pereira, do Apoio Administrativo. "Foi como sair da máquina de escrever e entrar para a era digital", define.


“GREEN CLEANING”

Criado em 1996, Grupo Sustentax iniciou suas operações com a empresa Newmar Energia, especializada em eficiência energética e geração local de energia.

Hoje a atuação do Grupo Sustentax abrange os setores de Gestão Energética Integrada, Engenharia de Sustentabilidade, Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa e projetos de Sustentabilidade Social Empresarial.

Em 2004 Newton Figueiredo, presidente do Grupo, mudou o nome de sua holding para “ Sustentax”, quando vislumbrou que sustentabilidade seria o novo rumo que os negócios iriam tomar nesse início de século XXI.

A Sustentax foi pioneira no Brasil em se integrar ao United States Green Building Council – USGBC (Conselho Norte-Americano de Edifícios Verdes) e deu início ao trabalho de assessorar investidores e construtoras na especificação de materiais e práticas sustentáveis para novos empreendimentos. A agência Granja Viana do Banco Real ABN Amro (primeira a receber o LEED na América do Sul) e o Rochavera Corporate Towers, em São Paulo, são exemplos práticos deste serviço.

“Fazer um Green Building qualquer um faz. O desafio está em conseguir fazer um Green Building com alta produtividade e no menor prazo”, ressalta Figueiredo. O importante, segundo ele, é garantir um Green Building competitivo, que seja efetivamente capaz de oferecer ao mercado o que ele deseja: qualidade, menores custos e minimização de recursos naturais. Para isso, é preciso desenvolver o processo com qualidade e responsabilidade social e ambiental, em que os materiais têm importância relevante.

Selo Sustentax de Sustentabilidade com Qualidade
Em função da experiência adquirida nos primeiros projetos, onde apareceram materiais ditos “ecologicamente corretos”, mas sem qualidade e com duvidosa responsabilidade socioambiental em sua produção, o Grupo decidiu lançar o Selo Sustentax de Sustentabili

dade com Qualidade, que tem o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir os custos na concepção, implantação e operação dos “green buildings”. Ou seja: facilitar a introdução de materiais, equipamentos e prestadores de serviços ambientalmente corretos no crescente mercado de construções sustentáveis, permitindo a rápida identificação por projetistas, arquitetos, construtores, compradores e demais interessados.
O Selo, no momento, está dividido em sete categorias: Produtos, Construtoras, Paisagismo, Arquitetura de Interiores, Eventos, Equipamentos e Prestadores de Serviços. Neste último, em especial, podemos enquadrar principalmente aqueles do mercado de “Green Cleaning” ou Limpeza Verde. Afinal, as operações em limpeza de ambientes – tanto comerciais quanto residenciais – são requisitos extremamente importantes para a obtenção e manutenção do Green Buildings, podendo ser identificado como limpo, saudável e produtivo por seus usuários.
Terão o direito de utilizar o Selo Sustentax para Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza aquelas que receberem a Declaração de Conformidade, válida por 24 meses, tendo seu uso vinculado à operação da limpeza especificada. Entretanto, após oito meses do fornecimento do Selo ou da última auditoria, serão realizadas novas análises programadas pela Sustentax. Sinônimo de confiabilidade e reconhecimento no mercado, o Selo Sustentax de Qualidade em Sustentabilidade atesta:
 A conformidade de sustentabilidade ambiental pelo critério LEED (Leadership in Energy and EnvironmentalDesign), emitido pelo USGBC; conformidade de qualidade (produtos) e de procedimentos (serviços); conformidade com práticas socioambientalmente corretas, incluindo o Pacto Global das Nações Unidas.

Mercado para Serviços de Green Cleaning

Muitos especialistas acham que 2007 será o ano da quebra de paradigma nos consumidores que irão preferir comprar de uma empresa socioambientalmente responsável.
Assim, daqui para frente, não bastará ter produtos e serviços de qualidade, bons preços e oferecidos com bom atendimento. Será decisivo, também, que esses sejam percebidos como tendo sido produzidos por uma empresa responsável com as questões sociais e ambientais.
As operações de limpeza de ambientes tanto comerciais quanto residenciais são requisitos extremamente importantes para a obtenção e manutenção de Green Buildings, que é um mercado que cresce a cada dia.
Assim, o Green Cleaning passa a ser, nos dias atuais, a maneira mais adequada de se realizar qualquer operação de limpeza, de maneira a garantir que o edifício atenda aos requisitos para o Green Building e ainda seja identificado como limpo, saudável e produtivo para seus usuários e atraente para seus clientes.

Mais de 40 novos empreendimentos já estão, no Brasil, em processo de certificação para receberem a certificação de Green Building e estarão já em 2008 requerendo serviços de limpeza diferenciados. “É um caminho sem volta. Quem vai querer morar e trabalhar em ambientes não saudáveis?”, questiona Newton Figueiredo.

Teste de Green Cleaning

Faça o teste e descubra se sua empresa estaria em condições de atender a essa nova demanda de serviços de limpeza dentro dos padrões de GREEN

CLEANING.

Responda SIM ou NÃO se sua empresa:
Para garantir Qualidade Ambiental Interna
1) Compra produtos, materiais e equipamentos de limpeza sustentáveis;
2) Aplica produtos, materiais e equipamentos de limpeza sustentáveis;
3) Manuseia produtos, materiais e equipamentos de limpeza sustentáveis;
4) Armazena produtos, materiais e equipamentos de limpeza sustentáveis;
5) Possui sistemas de retenção de sujeira;
6) Possui políticas de “Green Cleaning” para o edifício no seu período de manutenção;
7) Possui políticas de baixo impacto ambiental para o controle de pragas;

Para garantir da Sustentabilidade
de Materiais e Recursos
8) Faz coleta, separação, armazenamento e reciclagem de materiais e lixo;
9) Tem procedimentos para Racionalização do uso da água em suas operações;
10) Tem procedimentos para garantir a Eficiência Energética em suas operações;

Para Garantir Sustentabilidade do Espaço Exterior
11) Faz limpeza exterior do prédio;
12) Tem controle de pragas no exterior (se oferecer este serviço);
13) Preserva e protege a biodiversidade;
14) Controla a poluição de águas;

Para Garantir Qualidade dos Serviços
15) Aplica treinamento teórico e prático do seu pessoal e seus terceirizados;
16) Possui SOP (“Standard Operacional Program”) para as instalações a serem limpas com a tecnologia “Green Cleaning”.

Avaliação

“ Máquinas duráveis,com preços competitivos”

A ARTLAV, indústria produtora da linha de lavadoras automáticas de pisos, busca constante aperfeiçoamento de seus equipamentos, trazendo para o mercado consumidor produtos de alta qualidade, durabilidade, fáceis de serem manejados e com manutenção simples e de fácil acesso.

Como se não bastassem tantas vantagens, o uso das lavadoras automáticas de pisos da linha ARTLAV traz benefícios diretos e indiretos nos custos das empresas, além de ter enormes vantagens no momento da reposição das peças e acessórios. Qualidade e agilidade viraram sinônimo de excelência e o mercado vem correspondendo, fazendo com que as máquinas da família ARTLAV se desenvolvam ainda mais, devido à grande procura.

Hoje já são fabricados diversos modelos, na linha elétrica, à bateria ou híbrida e destacamos o lançamento que já estará disponível para venda em 2008: a AL450B, com autonomia invejável para uma máquina à bateria, compacta.

Também destacamos a máquina para homem a bordo: modelo AL200 Xavante, que não possui similar no mercado brasileiro, com 2 tanques um de 200 litros e outro de 232 litros e baterias de alta capacidade com 700 Amperes/Hora que não precisam ser removidas para carregar.

Outras matérias desta edição
 
 
 
 
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