Home
Revista Online
Edições Anteriores
Assinaturas
 
Edição 47 - Últimas

Fórum


Últimas

Fórum Brasileiro da Água discute Saneamento Básico

A segunda edição do Fórum Brasileiro da Água aconteceu dia 6 de novembro, em São Paulo, e tratou de assunto crítico para o país: o Saneamento Básico. O tema foi escolhido por ter uma relevância nacional e necessitar de uma análise mais aprofundada, além de propostas de soluções.

Organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Agência Nacional de Águas (ANA), WWF-Brasil e Fundação Avina, com patrocínio da Amanco e Revista Aqua Vitae, o evento contou com dois painéis: “Análise de cenário, riscos e  perspectivas da relação entre Saneamento Básico, Saúde Pública e Desenvolvimento Humano” e “Propostas de Melhoria: Quais as lacunas e as possíveis soluções para o Saneamento Básico no Brasil?”. Detalhes: www.forumbrasileirodaagua.com.br

Fator Acidentário é transferido para janeiro de 2009

O Ministério da Previdência Social (MPS) decidiu adiar para janeiro de 2009 a entrada em vigor do Fator Acidentário de Prevenção – o FAP (a previsão anterior era de janeiro de 2008). O decreto foi divulgado no Diário Oficial no último dia 23 de novembro.

A entrada em vigor foi transferida porque as empresas precisam de um prazo maior para analisar seus registros de acidentes, referentes ao período de 1º de maio de 2004 a 31 de dezembro de 2006. Esses registros servem de base para a definição do fator a ser aplicado, isoladamente, a cada empresa dos diversos setores da economia, inclusive o financeiro.

Criado pela Lei n. 10.666/2003 e regulamentado pelo Decreto n. 6.042/2007, o FAP é o mecanismo que permite à Previdência Social aumentar ou diminuir as alíquotas de contribuição das empresas ao seguro de acidente de trabalho. O percentual depende do grau de risco de cada empresa. Ele é um multiplicador, a ser aplicado às alíquotas de 1%, 2% ou 3% incidentes sobre a folha de salários, para financiar o Seguro de Acidente de Trabalho. Ele varia de 0,5 a 2, o que significa que a alíquota de contribuição da empresa pode ser reduzida pela metade ou dobrar.

Exemplo: a empresa X faz parte de um ramo de atividade de alto risco, que contribui com alíquota de 3%. Mas ela, isoladamente, apresenta os menores indicadores de risco de acidentes. Graças ao bom desempenho em relação à segurança do trabalho, esta empresa tem um FAP hipotético de 0,65. Para saber a alíquota de contribuição, multiplique este índice pelos 3%. O resultado: 1,95%, que será a nova alíquota de contribuição dessa empresa. Consulte: www.previdencia.gov.br

Hotel mais tradicional de Taubaté inicia reciclagem de lixo

Um dos mais tradicionais e bem equipados hotéis de Taubaté (SP) aderiu ao Projeto "Re-si-clando". Estamos falando do Hotel Gávea Taubaté, que tem investido na reciclagem de lixo. A ação partiu dos próprios colaboradores do empreendimento, que viram a importância de trabalhar junto à comunidade, fazendo seu papel social e ambiental.

Desde maio, todo o lixo produzido está sendo recolhido, passando por uma criteriosa coleta seletiva. Cada item é separado conforme seu perfil: orgânico, vidro, papel, metal e plástico. A gerente Geral Carmen Silvia Batista afirma que a parceria visa gerar menos lixo para a cidade e mais renda às comunidades carentes de Taubaté.

O Projeto "Re-si-clando" é desenvolvido pelo Lar Irmã Amália, entidade beneficente sem fins lucrativos, que atua há mais de 30 anos junto a crianças e adolescentes de baixa renda. Atualmente, são atendidas mais de 250 pessoas em um projeto de capitalização e profissionalização.
www.gaveahotel.com.br


Fraudes digitais crescem 250%

Cuidado! As informações pessoais ou valiosas de internautas estão sendo roubadas e em maior número. Segundo estudo da McAfee, o chamado “Phishing Scam” tem preocupado o mercado empresarial brasileiro. De 2004 a 2006, o número de programas virtuais mal-intencionados com o objetivo de capturar senhas e outros dados confidenciais aumentou 250%, enquanto no mesmo período o registro de alertas sobre este tipo de fraude, rastreado pelo Grupo de Trabalho Anti-Phishing, cresceu não mais que 100%.

“A aposta dos invasores neste tipo de fraude é tamanha que eles estão se profissionalizando. Já utilizam os chamados ‘kits de ferramentas de phishing’. Compostos por uma série de scripts, permite que um cracker ou lammer crie sites de phishing. Ou seja, uma fraude na web em que são criadas páginas falsas com o intuito de induzir o internauta a fornecer seus dados confidenciais – principalmente senhas bancárias e números de cartão de crédito”, afirma o especialista em Segurança Digital e diretor da OS&T, Sérgio Leandro.

No Brasil, ainda não existiam soluções eficazes no combate a esse tipo de fraude, porém a OS&T (Open Systems & Technologies) acaba de trazer ao país a solução Brand Protect – um serviço capaz de rastrear toda a Internet para averiguar a utilização indevida da marca, logotipo ou nome da empresa contratante, prometendo combater as ações fraudulentas, protegendo a si própria e seus clientes.

Outras matérias desta edição
 
 
 
 
Revista Higiplus - [email protected] - Fonefax (11) 3079-2003 - Av. Nove da Julho, 5593 conj 22/23 Jd. Paulista - São Paulo - SP
Desenvolvido por Tudonanet