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Edição 49 |
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Limpeza nas Escolas
Todo ambiente organizacional merece e precisa receber o devido tratamento quando o assunto é asseio e conservação. Afinal, a limpeza é o cartão de visitas de qualquer espaço. Principalmente quando falamos num segmento que desponta para a prestação de serviços: as instituições de ensino.
Elas crescem em número, metros quadrados e público atendido com uma velocidade assustadora. Segundo o Ministério da Educação e Cultura, novas escolas particulares e universidades são criadas todos os meses.
Some a essa relação as escolas de ensino básico, infantil, médio e as específicas, além das escolas de idiomas, que até então tinham sua própria equipe de limpeza, e agora escalam os prestadores de serviços para executar, com know-how, as tarefas desta área. Trata-se de trabalhar um bem intangível, que diz respeito à saúde das pessoas, bem-estar. Outro ponto crucial: ser mais competitivo no mercado por conseguir focar suas energias no cerne do negócio, deixando a operação e manutenção da limpeza com uma empresa que entende do assunto, que busca as inovações, que tem pleno conhecimento de equipamentos, produtos químicos, treinamento de mão-de-obra. Envolvidos no assunto contam que terceirizar proporciona ainda outras facilidades, como não precisar se preocupar se o funcionário da limpeza faltou, se existe demanda em atraso, eliminando gastos com folha de pagamento, compra de materiais, questões de logística, etc.
Processos peculiares Mas do que depende um serviço de qualidade neste segmento? Um franqueado de uma rede de serviços de Todo ambiente organizacional merece e precisa receber o devido tratamento quando o assunto é asseio e conservação. Afinal, a limpeza é o cartão de visitas de qualquer espaço. Principalmente quando falamos num segmento que desponta para a prestação de serviços: as instituições de ensino. Elas crescem em número, metros quadrados e público atendido com uma velocidade assustadora. Segundo o Ministério da Educação e Cultura, novas escolas particulares e universidades são criadas todos os meses.
Sucesso do negócio Incorporar a cultura do cliente, entendê-la, trabalhar em parceria são outros pontos cruciais para o sucesso deste negócio. Paralelamente: estar em contínuo processo de especialização das técnicas e equipamentos, planos de trabalho. Você está preparado para este novo nicho de oportunidades? Tem know-how suficiente não só para conquistar o contrato, mas principalmente para mantê-lo com a satisfação que o cliente espera? É sabido que o segmento é bastante exigente, está entrando na terceirização da limpeza agora e promete ser a grande aposta para 2008. A grande diferença está se o fornecedor de serviços e produtos está disposto a crescer junto com este mercado. Na seqüência, levantamos algumas questões básicas, mas importantes, que podem direcioná-lo a um relacionamento de mais qualidade com o cliente.
Dicas sobre a Terceirização
Para quem é contratado:
- Fornecer boa estrutura de atendimento ao cliente, relatórios de qualidade, supervisão e treinamento;
- Investir no desenvolvimento profissional e pessoal de todos os membros da equipe nas áreas comportamental, técnica e de segurança. Pessoas motivadas, valorizadas, capacitadas e comprometidas com a qualidade;
- Uniformizar e identificar os funcionários, mantendo uma boa apresentação;
- Cumprir com o que foi determinado no escopo operacional; empenhar-se na supervisão dos profissionais para evitar que, por ação ou omissão, possam vir a causar danos ou prejuízos à tomadora;
- Responder por todos os ônus decorrentes da Legislação do Trabalho, Previdência Social e Acidente do Trabalho, de acordo com as leis vigentes;
- Apresentar e manter atualizado o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, etc.
Para quem contrata:
- Examinar nas empresas pesquisadas os principais clientes, processos para atualização de serviços e produtos, procedimentos formalizados para o controle da qualidade do serviço, sistemática sobre falhas, principais ações para a otimização dos serviços, processo de seleção e treinamento dos colaboradores, certificados, experiência, histórico no cenário empresarial;
- Na hora da escolha, levar em conta não somente preço e conteúdo da proposta, mas também empatia e confiança;
- Atentar para o cumprimento integral das obrigações trabalhistas e previdenciárias;
- Oferecer condições físicas adequadas para a execução dos serviços contratados;
- Acompanhar e avaliar freqüentemente o desenvolvimento dos serviços, etc.
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