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Nova Diretoria |
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Nova diretoria toma posse
No dia 22 de janeiro, a sede da Abralimp foi palco da posse oficial da nova diretoria para 2008. O então presidente Ricardo Monteiro da Silva passou o cargo para Ernesto Brezzi, que se mostrou bastante motivado para novas conquistas.
Entre as novidades para este ano: um comitê de comunicação para que a entidade reforce um discurso/linguagem única perante o mercado. Além disso, uma aproximação maior com a Abrafac - Associação Brasileira de Facilities, trabalho ainda mais fortalecido com os Seacs, e outros comitês para cuidar de áreas segmentadas.
"Motivação! Estamos precisando de pessoas novas, e estamos também resgatando pessoas e empresas de volta à Abralimp. As coisas estão acontecendo até numa velocidade maior do que esperávamos. O que é muito bom. Estou bastante empolgado para mostrar ao mercado a força que temos!", comemorou o novo presidente.
Outra iniciativa desta diretoria é a formação de uma biblioteca técnica no assunto, com revistas, CDs, livros - ou seja: um acervo rico em termos da história do setor, da associação e da importância desse mercado. Quem desejar participar com doação de material, entrar em contato (11) 3079-2003.
Números do setor e terceirização Relembrando a pujança do setor de Serviços, divulgamos aqui alguns dados divulgados pelo Seac-SP em sua cartilha "Em defesa do setor de serviços terceirizados". O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo tem feito um trabalho de conscientização e luta para melhores condições na atividade.
Segundo a entidade, o nicho trabalha com mão-de-obra intensiva de mais de 11 mil empresas, que geram emprego formal para uma massa de 1,5 milhão de trabalhadores, a quem paga R$ 7,5 bilhões em salários mínimos, R$ 1 bilhão em vales-refeição e cestas de alimentos e R$ 1,5 bilhão em vales-transporte. A cifra dos impostos recolhidos atinge o estratosférico valor de R$ 5 bilhões por ano", informa a cartilha.
Por outro lado, há uma realidade que ainda precisa ser contemplada. Um dos obstáculos a serem superados é o da educação precária de vários trabalhadores, entre eles os que prestam serviços no segmento de Limpeza e Conservação, um universo que reúne cerca de 350 mil no Estado de São Paulo, e onde se estima que 75% dos trabalhadores cursaram, no máximo, até a 8ª série do ensino fundamental. Nesta linha de superações, vale incluir a questão tributária. Segundo o Seac, o Governo ainda não atentou para a relevância econômica e social desse segmento, responsável por 32% da arrecadação nacional. Para isso, vamos rever alguns números importantes da cadeia em Limpeza, baseados na pesquisa liderada pela Top Marketing (2006), e encomendada pela Febrac (Federação Nacional das Empresas de Serviços de Limpeza e Conservação) - comprovando a força do setor.
Acredita-se que atualmente cerca de 40 a 50% do mercado de limpeza institucional no setor privado (que representa 40% do mercado total) já esteja terceirizado, especialmente nas grandes empresas, a exemplo de indústrias, bancos, condomínios comerciais, grandes escritórios, supermercados, shopping centers, terminais rodoviários, aeroportos e grandes indústrias. E esta porcentagem é maior nos grandes centros e nas regiões Sul e Sudeste do País. E os segmentos consumidores com maior potencial para crescimento da terceirização são: Pequenos e Médios Escritórios, Pequenas Empresas, Hotéis, Hospitais, Instituições de Ensino, Indústrias Alimentícias e Condomínios Residenciais.
Já em Recolhimento de Impostos Federais, são R$ 2,27 a R$ 2,35 bilhões/ano; em recolhimento para o FGTS: R$ 630 a R$ 650 milhões/ano; enquanto em INSS a soma fica em R$ 1,48 a R$ 1,52 bilhão/ano.
Manual discute Gerenciamento de Higiene e Limpeza em ambientes internos e externos Consolidando seu papel de levar informações ao mercado, além de profissionalização e valorização da atividade, a Abralimp dispõe de uma edição totalmente revisada do Manual de Processos - Gerenciamento de Higiene e Limpeza em Ambientes Internos e Externos.
Para aqueles que ainda não conhecem o seu conteúdo, ele explica detalhadamente todos os processos da atividade de limpeza ambiental organizados por tarefas, em linguagem fácil e com muitas ilustrações. Apresenta o passo a passo e a finalidade de cada tarefa, quais os materiais e equipamentos necessários, bem como os procedimentos a serem utilizados. Para adquirir: entrar em contato com a Associação através do site www.abralimp.org.br - Seção Manual de Processos, preenchendo com seus dados.
Pacote para certificação em Qualidade O consultor em Qualidade, Valentino Bergamo Filho, firma um compromisso com as empresas associadas Abralimp interessadas na certificação de suas atividades. O grupo de empresas terá acesso a um pacote promocional.
Representando a Bergamo Associados, Valentino acumula a experiência de Especialista nas áreas da qualidade, produtividade, confiabilidade e planejamento estratégico. Um dos pioneiros na implantação da Qualidade Total no Brasil, em 1983, na Unisys Eletrônica Ltda, conduzindo-a a ISO 9001. Complementam o currículo do executivo: Black Belt em Seis Sigma Certificado pela ASQ (2002), Instrutor para formação de Black Belts (QSP/Smarter Solution), Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (1998 à 2002) e do Prêmio Banas da Qualidade (1999 à 2001), Instrutor em Cursos da FAAP, FGV e FDTE-USP, Ex-Diretor Secretário da ABCQ e Engenheiro da Qualidade e Confiabilidade pela ASQ. Além disso, já prestou serviços de consultoria nas empresas de Higiene e Limpeza, como: Brasanitas, BST, Clean Mall, Maxservice, Montreal, Side Service, Top Clean e Interativa Service.
Plano Diretor No final de semana de 22 e 23 de fevereiro, a diretoria da Abralimp e convidados participaram de Workshop com a empresa Processmind, que está trabalhando o novo direcionamento estratégico da entidade. No encontro, o grupo definiu as principais premissas para 2008, sendo que neste trabalho todos mantêm o compromisso de:
- Seguir os preceitos do Código de Ética da Abralimp;
- Garantir a responsabilidade financeira e fiscal;
- Participação efetiva da Direx na condução do plano diretor;
- Manter o foco no direcionamento estratégico;
- Assegurar o desenvolvimento do plano de ação.
Durante pesquisa realizada pela Processmind junto a alguns associados, ficou claro que o diferencial estratégico da Abralimp está no que faz para integrar, capacitar, promover e desenvolver toda a cadeia de valor do mercado de limpeza profissional. Face a isto foram definidos:
- Missão da Abralimp: Integrar, capacitar, promover e desenvolver toda a cadeia de valor do mercado de limpeza profissional, proporcionando bem-estar e preservando a saúde e o meio ambiente.
- Visão de Futuro: Aumentar significativamente sua representatividade e tornar-se referência em conhecimento e integração do mercado de limpeza profissional.
- Valores: Manter a imparcialidade, autonomia, ética e transparência.
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