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Edição 48 - Artigo Internacional

Wagner Daniel


Padrões e Certificação em Limpeza

A Base Aérea Andrews, em Maryland (EUA), é a renomada casa do Força Aérea 1, conhecido como o preferido meio de transporte aéreo dos oficiais sênior, como reis, rainhas e outros lideres internacionais. Devido a sua história, importância e visibilidade global, não é surpresa que Andrews tem que ter os mais altos possíveis níveis de higiene, como uma prioridade, em relação a sua aparência e manutenção. Por isso, nada menos que uma qualidade de limpeza efetiva e consistente não é aceitável. Por essa razão, uma organização particular, com matriz em Andrews, estava motivada em aprender sobre o novo ISSA Padrões de Gerenciamento das Indústrias de Limpeza (CIMS) e sobre os Programas de Certificação.

O Centro de Prontidão da Guarda Nacional Aérea (ANGRC) desenvolve, gerencia e direciona os programas à Guarda Nacional Aérea, que carrega essas políticas em nível nacional e que são requeridas pelo Departamento de Defesa. O Força Aérea e outros por anos buscaram terceirizar seus serviços de limpeza com resultados mistos. Nem sempre satisfeitos com a eficiência da organização contratada para fazer o serviço, o Senior Master Sgt. Mark Gyure estava procurando por uma maneira melhor – uma ferramenta para ajudar a identificar se uma companhia tinha uma estrutura eficiente de gerenciamento, e que fosse capaz de entregar serviços de qualidade com um foco na satisfação dos clientes. Ele acredita que encontrou precisamente o que ele procurava no CIMS.

Desenvolvendo os padrões
O CIMS é composto de uma base de gerenciamento desenhada para assistir ambas as partes: as companhias contratadoras dos serviços de limpeza e as que providenciam o serviço no desenvolvimento e manutenção da qualidade com foco nas organizações.

Sempre observando o núcleo operacional da estrutura de uma organização, o CIMS é dividido em cinco seções de gerenciamento:

  • Qualidade do Sistema
  • Entrega do serviço
  • Recursos Humanos
  • Saúde, Segurança e Administração Ambiental;
  • Compromisso de Gerenciamento.

As organizações de limpeza que desejam se diferenciar no mercado de trabalho e validar a sua qualidade no sistema de gerenciamento podem sofrer uma tributação compreensiva por um assessor independente, confiável e alcançar padrões para certificação.

Gyure, que gerencia o ANGRC (um espaço de 18.580 metros quadrados) e é responsável por contratar as empresas de limpeza, gosta que o CIMS defina as chaves com as características de uma organização de limpeza de sucesso, bem como o fato de que o CIMS é consistente com os requerimentos internos existentes da ANG.
“Nos temos padrões sobre como nos queremos ver o nosso espaço limpo – livre de sujeira, sem água parada, esses tipos de coisas”, Gyure explica. “Mas nós não vimos que isso era uma indústria, colocando os padrões de gerenciamento baseado nos seus anos de experiência. Nós vimos valores nisso.”

No desenvolvimento do CIMS, a ISSA confia em mais que somente a experiência das indústrias de limpeza. Os padrões foram desenvolvidos através de um verdadeiro processo baseado em um consenso que trouxe junto às principais decisões do mercado e representando as organizações – não somente as indústrias de limpeza – mas o gerenciamento do espaço e a compra das comunidades também. Shari Epstein, diretor associado de Pesquisa do IFMA (Associação Internacional de Facility Management), participou do desenvolvimento do comitê técnico, como fizeram outros três indivíduos especificadamente apontados pela entidade. Envolvendo a comunidade que gerencia o espaço, o processo foi crucial para assegurar as questões de cobertura dos padrões de grande importância para o cliente final.

Mark Kischner, gerente de Operações da companhia de gerenciamento REEF, no Estado de Illinois, certamente aprecia a inclusão dos gerentes do espaço no processo de desenvolvimento dos padrões e acredita que certa participação tem inúmeros benefícios, incluindo assegurar que o CIMS poderia restar sem prescrição e não requerer ou recomendar produtos específicos, procedimentos ou complacência do sistema.
“Eu gosto que o CIMS não diz aos seus profissionais de limpeza como terminar o chão, que equipamento usar ou onde e como bater o ponto” ele observa. “Por não ter prescrição, os padrões são flexíveis o bastante para serem usados por contratantes grandes e pequenos e utilizam padrões de negócios aceitos universalmente que todas as companhias deveriam contratar”.

A idéia de uma empresa se autopoliciar e aumentar o seu apelo interno, para Gyure, pode ser a causa do compromisso de excelência do ANG e a demanda para os mais altos níveis de serviço. Essa não é somente uma questão de ter um espaço limpo, mas a maneira que Gyure observa isso, uma ligação entre o espaço limpo diretamente e sua organização e funcionalidade.

“Digo para as pessoas imaginarem como eles se sentem quando estão em um restaurante cinco estrelas e percebem que o local é tão limpo que eles poderiam comer no chão”, ele diz. “É uma elevação do humor. Você se sente bem em um local impecável”. Depois eu digo a eles para imaginarem como se sentem quando vão a um restaurante em uma estrada. Pergunto em qual desses dois ambientes eles prefeririam estar nas horas de trabalho. Onde eles renderiam mais? Isso mostra a importância de um espaço limpo para a produtividade”, enfatiza.

Contratando para uma excelência de limpeza
Entretanto, a importância de assegurar que os espaços são efetivamente limpos se estende além da aparência e aumento da produtividade. Isso continua para uma mudança de limpeza de aparência para uma limpeza para saúde. E, lembre-se, o papel crucial da limpeza é criar um ambiente saudável e sustentável. Ela nunca foi tão importante. A ameaça pública de saúde que antes era um rumor, agora está se tornando realidade como Norovírus e outros perigos estão se tornando mais prevalentes. A principal preocupação é que os gerentes dos espaços têm que agarrar as chances quando vem a limpeza e devem demandar que as organizações de limpeza contratadas sejam efetivamente gerenciadas.

Gyure olha o CIMS como uma ferramenta primária para ter uma garantia. Assim como ele aprecia que a certificação do CIMS terá o trabalho em selecionar as companhias. “Essa certificação diminui a carga nas pessoas em todas as indústrias que estão contratando limpadores, porque isso ajuda a remover os fatores de risco com os contratantes”, observa. “Se a companhia é certificada pelo CIMS, você sabe que está contratando uma empresa por excelência. Você sabe que não será forçado a contratar outra companhia meses depois por causa da sua pobre performance”.
Steve Spencer, gerente do espaço da Seguradora State Farm, em Bloomington III, concorda que o certificado CIMS pode ser usado como uma forte ferramenta de pré-qualificação. “A qualificação da empresa contratada é uma parte importante do processo de escolha e economiza uma grande parte do tempo que era realizado no passado”, fala Spencer. “A certificação do CIMS irá reduzir esse processo por nós. CIMS providencia os padrões e faz com que a empresa que você contrata seja comprometida com a qualidade.

“State Farm não pode simplesmente contratar uma empresa de limpeza na sorte. Contratar a companhia errada é encarar o fato que há a possibilidade de ter que re-ofertar o contrato, e isso é a menor das preocupações. Uma companhia pobre também possui deficiências quanto à segurança, sem mencionar o risco de roubo, danos na propriedade, compensação dos trabalhadores envolvidos e potencial exposição dos empregados a doenças e lesões”.

Ultimamente, a ANGRC e outros espaços, incluindo o Aeroporto Internacional de Seatle-Tacoma, tem tomado decisões de mandar o certificado CIMS como um pré-requisito para ser conferido quando há a contratação de serviços de limpeza.

“Quando estamos dedicados a olhar várias companhias possíveis, há uma forma eficiente para encontrar a que melhor se encaixa”, diz Gyure. “Se eu olhar 100 companhias e se 95 delas não são certificadas pela CIMS, são 95 ofertantes que eu posso tirar da minha lista antes de prosseguir”.
Kischner e Spencer também planejam em requerer a certificação CIMS. “Poder contratar a certificação com minhas especificações de limpeza – por liberdade eu posso acrescentar – irá fazer o meu serviço como facility muito mais fácil”, Kischner diz. “E qualquer coisa que melhore a qualidade e eficiência do que eu faço é um motivo para não esquentar a cabeça”.

Limpeza contribui para certificação
Os benefícios da certificação do CIMS não estão somente limitados aos gerentes do espaço, que têm que terceirizar os serviços de limpeza. Facilites e organizações que fazem uma limpeza interna podem também se tornar certificadas para melhorar as operações e validar os serviços e qualidades. Alguns facilites estão encarando um tempo de aumento das demandas de serviço juntamente com o encolhimento dos orçamentos – uma dinâmica que pode resultar em novos desafios. E foi por essas razões e outras que o Departamento de Serviços do Solo e Construção de Plantas da Universidade de Michigan (PBGS) – aplicada à participação da certificação do CIMS em programas de estudos de casos – teve a honra de se tornar a primeira organização de certificação do CIMS em junho de 2007.
“Nós vimos que a certificação do CIMS é uma maneira pela qual nosso departamento pode exemplificar a filosofia da Universidade e garantir o respeito que nossos funcionários merecem”, destaca Darryl Betts, gerente de Área. “Com freqüência na indústria de limpeza, você sabe que você é o topo do seu campo, mas você não tem como provar isso. CIMS nos dá a oportunidade e isso tem um grande valor”.
Enquanto outros departamentos de serviço com a universidade ganharam muitos prêmios, Betts identifica o CIMS como o primeiro programa de certificação que olhou os departamentos como um todo e requereu isso para encontrar um gerenciamento de expectativas. Isso vai desde como você treina seus empregados até como você interage com seus clientes. O processo pediu uma aquisição de todo time PBGS e forçou-os a darem uma olhada nas operações como um todo, promovendo um compartilhamento de informações através de toda organização e centralizar os seus gerenciamentos de informação. Ultimamente, o processo lidera ao que o departamento refere a “gerenciamento em uma caixa” – um conjunto de sete ofertantes que podem ser referenciados para qualquer um na organização.
O PBGS achou o processo útil na identificação em ambas as áreas onde eles têm sucesso e aqueles que podem ser melhorados. O time descobriu que algumas políticas diferem de área para área, reforçando os padrões e simplificando os processos. O grupo tem se comprometido em discussões passadas a respeito de suas necessidades. Os esforços de preparação do CIMS reafirmaram as chances de mover para frente.
“O processo de certificação do CIMS foi certamente uma experiência informativa e positiva”, diz John Lawter, diretor associado do PBGS. “Isso reforça nossas crenças de que estamos fazendo algo certo assim como identificamos áreas para melhoramento”.

PBGS também vê a certificação do CIMS e como aplicar igualmente em operações internas e contratadas, criando um alto campo de ação. “Quando você está debaixo do microscópio, a percepção é que alguém pode fazer seu serviço mais eficiente, e não tem preço em estar habilitado para assegurar a mesma certificação que é avaliada para contratar os limpadores”, diz Betts.
Lukeland Gentles, gerente de Negócios da PBGS, concorda e vê a certificação CIMS com um significativo impacto financeiro. “Se uma organização global diz que é operada com a maior eficiência possível em suas áreas fundamentais, como gerenciamento e foco do cliente, com isso você irá pensar mais seriamente na próxima vez que alguém considerar cortar o seu orçamento”, ele avisa.

Certificação aberta a toda indústria de limpeza
O departamento de serviços de solo e construção de planta da Universidade de Michigan é uma das 19 organizações que alcançaram a certificação durante os estudos de caso do CIMS. Seguindo o sucesso dos estudos de caso, a certificação agora abriu há todas as organizações na indústria da limpeza. Companhias estão sendo encorajadas a participar.
Independente das fontes de limpeza externas ou performances internas, o CIMS promete ser uma ferramenta tremendamente útil para o gerente do espaço. Se sua fonte de limpeza é externa, o certificado CIMS age como uma ferramenta poderosa na pré-qualificação, ajudando-o na equação para aumentar suas vantagens no sucesso das fontes externas. De outro lado, se você quer uma performance interna, o CIMS age como uma fonte em pressões de orçamento, na melhoria da eficiência, providenciando serviços mais específicos do cliente e aumentando o plano organizacional. Em um evento, como nós vimos, a troca de uma limpeza por aparência por uma limpeza pela saúde está se tornando altamente reconhecida como uma ferramenta primária na luta contra as ameaças à saúde pública. A CIMS providencia estrutura do gerenciamento necessária para ter o serviço feito.

*Mais informações sobre o CIMS, certificação e como os gerentes dos espaços podem ser usados como padrão, incluindo aplicação das certificações, estudos de caso e bancos fáceis de usar e uma pré-qualificação que mostram como a certificação pode ser incorporada dentro de especificações de limpeza existentes, estão disponíveis no site www.issa.com

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